Pular para o conteúdo principal

Sobre Inclusão Digital

[20/04/2012] Este é um post ao avesso... Começo pelos comentários e termino com as percepções... ;-)

Pedi ajuda ao pessoal da disciplina de Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital... Aqui os pontos de partida:

Pq...


... inclusão digital só se faz com software livre?

... da relação entre cultura hacker e software livre?

... do vínculo entre inclusão digitaal  e escola?

... tecnologias de Inclusão Dgital? Para q servem?

... a metodologia é importante?



Comentários

  1. Pq da relação entre cultura hacker e software livre?

    A cultura hacker trata da ajuda do software livre para a melhoria, desenvolvimento e aprimoramentos dos softwares.
    Nos softwares proprietários tem-se um limite para melhorar, mas com o software livre não.

    “Se você tem uma maçã e eu tenho uma
    maçã, e nós trocamos as maçãs, então
    você e eu ainda teremos uma maçã. Mas
    se você tem uma ideia e eu tenho uma
    ideia, e nós trocamos essas ideias, então
    cada um de nós terá duas ideias”
    George Bernard Shaw

    GRUPO DA RECICLAGEM

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc...

Blog é coisa do passado! Será?

Desde que me lembro de começar a estudar com mais afinco as questões do ciberespaço, que os blogs são figuras constantes... Muito antes de se falar em wikis (pedia ou liks), redes sociais (embora ele seja uma tb), ambientes virtuais de "aprendizagem", gerenciadores de conteúdo (ou ambientes visrtuais de aprendizagem srrsrs), etc, etc. Óbvio que em seus primórdios, que acho, datam dos anos 97 ou 98, não tínhamos as facilidades e os recursos de postar nossas percepções, irritações, gostos, reflexões, abobrinhas, abobronas, desilusões, esperanças, divagações (ah como é bom divagar), rompantes criativos, em diversas mídias.. a coisa era na base do bom e velho texto puro, com, no máximo variação entre 3 ou 4 tipos do fontes... Td bem que estamos em 2011 e o blogspot só me dá 7 opções rsrsrsr, mas ok, não é de formato que estamos falando, mas de conteúdo, de essência... De qualquer forma, o vovô das redes sociais nos dá a possibilidade de expressão em diversos formatos. Pq eu d...

Por que devemos ensinar as crianças a programar?

Coluna Escrita para o caderno DM em Sala de Aula! Olá! Na coluna de outubro escrevi um pouco sobre como a concepção de informática educativa enquanto instrumento interdisciplinar tem - no decorrer de 30 anos no Brasil - dado sinais claros de enfraquecimento e, principalmente, a sua contribuição tímida na melhoria da educação! Nesta coluna do DM na Sala de Aula, quero dar continuidade à temática da Programação de Computadores na educação. Para tanto argumentarei acerca da pertinência da programação e dos motivos pelos quais devemos ensiná-la em nossas escolas. Neste sentido, apresento um arrazoado de argumentações apresentadas por um grande grupo de pesquisadores que se ocupam da compreensão do potencial da programação de computadores no desenvolvimento cognitivo de crianças! Motivo 1 : A programação desenvolve nas crianças uma cultura de produção de tecnologia e não somente de consumo. O desenvolvimento de uma postura de protagonismo na criação de soluções para problemas que vão...