CULTURA DIGITAL
Adriano Canabarro Teixeira
Doutor em Informática Aplicada em Educação, pós-doutorado em Educação, professor e pesquisador do Curso de Ciência da Computação e no Programa de Pós-Graduação em educação da UPF.
A ideia deste mês é resgatar alguns acontecimentos de 2013 a partir dos quais seja possível pensar sobre o cultura digital. Não pretendo fazer uma retrospectiva, afinal foram inúmeras as situações em que as tecnologias foram decisivas no destino das pessoas, das nações e do mundo. De qualquer forma, atrevo-me a elencar 3. Não sei se todos tem clareza de que o papel nos impõe limites, inclusive e principalmente de número de caracteres. Assim, na versão digital - o endereço está la embaixo - vocês poderão ter acesso ao link para aprofundar os temas que trarei.
Bueno, é impossível pensar em 2013 sem lembrar do movimento #vemprarua, onde as redes sociais foram utilizadas como forma de mobilização social que culminou em milhões de brasileiros reunidos nas ruas reivindicando seus direitos; Em seguida cito o episódio de invasão do e-mail pessoal da presidenta Dilma pelo governo Norte Americano, que nos mostra dentre tantas possibilidades de análise, a necessidade de avançarmos significativamente na defesa de nossos direitos e nos mecanismos de proteção de nossa privacidade na rede. Também destaco a consolidação da internet como um espaço legítimo e poderoso de aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Dentre as inúmeras possibilidades cito a Kahn Academy, que tem por objetivo mudar a educação para melhor, proporcionando uma educação livre em nível mundial, para qualquer um e em qualquer lugar; Os cursos livres do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, um dos principais centros de pesquisa em ciência e tecnologia do mundo que oferece mais de 2100 cursos gratuitos em diversos idiomas; e, por fim, o site do TED, que veicula eventos realizados em torno do mundo em que profissionais, artistas, teóricos e visionários das mais diferentes áreas argumentam durante 15 minutos em torno de uma determinada ideia.
Outro elemento marcante de 2013 foram as situações que apontam para um mundo onde o que importa é o conhecimento demonstrado, independentemente de sua relação com as instituições Escola e Universidade. Isto ficou claro nos casos do jovem Nikos Adam de 12 anos contratado como programador do Google e do britânico Nick D'Aloísio que, com 17 anos, vendeu um aplicativo criado por ele pelo valor de 40 milhões de libras (R$ 122 milhões).
Bem, como meus caracteres estão se esgotando e ainda quero falar sobre o que virá, opto por uma nova forma de pensar e explorar o que está por vir através da indicação de alguns filmes que podem ser vistos nestes tempos de recesso e férias. Aqui vão - e não se enganem pelas datas de alguns, pois mesmo com mais de uma década podem nos fazer pensar: Matrix (1999); Piratas do Vale do Silício (1999); Inimigo de estado (1998); Ameaça Virtual (2000); Google e o Cérebro do Mundo, de Ben Lewis (2013); Roubamos Segredos — A História do Wikileaks (2012); TPB AFK — O Caso Pirate Bay (2013); Downloaded — A Saga do Napster (2012).
Boas festas e um 2014 de muita saúde, trabalho e realizações!
http://goo.gl/qtz8VG
http://goo.gl/vMpsDb [Somando de Novembro 2013]
http://goo.gl/DqH08a [Somando de Outubro 2013]
Comentários
Postar um comentário