Pular para o conteúdo principal

Sobre apps, internet e compartilhamento

1. Como surgiram os apps e como eles se transformaram em entretenimento?

Os apps surgiram da necessidade de criação de aplicações específicas para dispositivos móveis, que, no Brasil já são em maior quantidade do que o número de habitantes. O grande diferencial destes dispositivos em comparação aos computadores pessoais é sua portabilidade e seu poder de congregar diversas possibilidades em um único aparelho.

Uma vez que são portáteis, acabam por ser uma alternativa poderosa de entretenimento e passa tempo uma vez que podem ser utilizados em qualquer lugar, como filas de banco, salas de espera ou meios de transporte.



2. Quais são as funcionalidades deles na vida das pessoas?

Existe uma infinidade de apps disponíveis, muitos deles gratuitos. É possível afirmar que, virtualmente, existem aplicações para quaisquer fins. Dentro de uma dinâmica de redes inteui-se que os aplicativos representam respostas a demandas contemporâneas, sejam elas de cunho social, econômico ou de entretenimento.

Ainda, uma vez que tais dispositivos suportam o trabalho com diversos formatos de mídia, temos em um único dispositivo a possibilidade de tirar fotos, gravar vídeos, estabelecer processos de comunicação com outras pessoas, escutar música, ver filmes, ler livros, etc. etc.




Por que eles se popularizaram tanto no último ano?

Uma dos motivos da popularização dos apps é o crescimento vertiginoso de usuários de dispositivos móveis - até 2017 haverá 5,2 bilhões de usuários móveis (em comparação a 4,3 bilhões em 2012) - e a facilitação do acesso à internet. Tal contexto - de ampliação do número de dispositivos e de popularização da internet suportam a estimativa da empresa CISCO de que o tráfego global de dados móveis crescerá 13 vezes até 2017.

A empresa aponta que smartphones e tablets impulsionarão 93% do tráfego global de dados móveis até 2017. Ou seja, ainda não vimos nada do que está por vir.


Você acha que os apps mudaram a forma das pessoas se comunicarem?

Não penso que tenham mudado, mas sim potencializado, uma vez que podemos estar conectados uns aos outros 24h por dia e utilizar diversas linguagens para nos comunicarmos.

Sobre os apps de mensagens, a gente sabe que eles têm sido usados para compartilhar conteúdos, principalmente de cunho sexual, como você vê isso?

Acho que por um lado estamos dando vazão ao nosso ímpeto humano de compartilhar nossas vidas e, por outro, estamos aprendendo a lidar com este novo poder de comunicação. O importante é que tenhamos claro que aquilo que compartilhamos nos suportes digitais tem consequências e desdobramentos no nosso cotidiano analógico.



Quais são os riscos de atitudes como essa?

Uma vez compartilhado, em qualquer app ou formato, as informações estão disponíveis na rede e podem afetar duramente nossa existência fora dela. me parece que uma pergunta obrigatória a qualquer um antes de compartilhar ou postar qq conteúdo deva ser: "O que eu vou achar disto amanhã"?

------------------------------------------
Respostas a questões propostas por Camila Guedes - Jornalista O Nacional [http://www.onacional.com.br/]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sobre programação de computadores na educação!

Entrevista concedida para a Rio Educa Portal da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - RJ [ http://www.rioeduca.net/ ] 1-Qual é a importância de se ensinar a programar a alunos do ensino fundamental? Na sociedade contemporânea, programar não é importante somente para alunos do ensino fundamental, mas para qualquer pessoa. Parece-me que desenvolver habilidades de programação já no ensino fundamental cria situações que podem contribuir decisivamente no potencial das crianças de construir conhecimento quando, onde e se precisarem. Programar computadores está centrado no desenvolvimento de habilidades cognitivas e não na memorização de conteúdos. Tal direcionamento é fundamental em uma sociedade onde ter acesso a conteúdos não é mais prerrogativa do ambiente escolar, afinal 97% da terra estão digitalizadas. Este é o resultado de um estudo realizado em 2011 por um pesquisador norte-americano disponível na revista Science [ https://goo.gl/nV5iIf ]. Destes 97%, 80% estã