Pular para o conteúdo principal

Bem-vindos a The Communication (R)Evolution

Bem-vindos a The Communication (R)Evolution
http://thecommunicationrevolution.com.br/

Adriano Canabarro Teixeira
Doutor em Informática Aplicada a Educação, pós-doutor em Educação, professor e pesquisador do Curso de Ciência da Computação e dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UPF.
Contato: teixeira@upf.br
Revista Somando Janeiro 2015

Uma das questões que reiteradamente nos inquieta diz respeito à nossa dificuldade em prever o futuro. E, é claro, na mesma proporção que inquieta, nos incomoda, uma vez que antecipar o que está por vir pode ser muito interessante, não? O que o mundo de 10 anos à frente nos reserva? Na verdade, na dinâmica do mundo em que vivemos, querer prever os próximos 10 anos é pura ingenuidade. Ao menos sem a ajuda de um estudo mais amplo e aprofundado baseado na escuta de pessoas que tem como atividade rotineira trabalhar com o futuro. Pois bem, em dezembro 2014 foi divulgada uma relação de 11 premissas que apontam para o futuro das inovação em curso na sociedade. As premissas foram organizadas por uma equipe de pesquisadores que, durante 10 meses, realizaram mais de 300 horas de entrevista no Brasil e nos Estados Unidos.
Foram entrevistados desde aficcionados pelo mundo tecnológico contemporâneo, até críticos severos dos rumos que nosso planeta tem tomado nas mais diferentes áreas em função da presença da tecnologia. Entre estes dois extremos, uma paleta multifacetada de opiniões dadas por pesquisadores, filósofos, comunicadores, professores universitários, nerds, etc. O resultado do trabalho é destinado a todos que se interessam pela influência da tecnologia em suas vidas e nas mais diversos setores da ação humana como, comunicação, cultura, educação, política, etc.
Na coluna de janeiro estarei apresentando as 11 premissas e suas bases, nos meses seguintes me ocuparei em discutir cada uma delas mais detidamente e refletindo brevemente sobre como elas afetam nossas vidas. Bueno, vamos a elas:
#BeTrue - Seja Verdadeiro: Seja verdadeiro. Autenticidade e coragem encantam.
#BeTrusted - Seja Confiável: Antecipe-se, descubra o que seu público quer, necessita e ainda não sabe.
#BePart - Faça Parte: Participe, compartilhe, aproxime-se, humanize-se.
#ThinkPlural - Pense Plural: Rejeite verdades absolutas. Nenhuma merece crédito.
#ThinkMobile - Pense Mobile: Pense mobile e subverta antigas concepções de tempo e espaço.
#BeBeta - Seja Beta: Não case com as suas ideias, seja permeável, insatisfeito, incansável.
#ThinkAhead - Pense a Frente: Vá em frente, inovação é coragem, experimentação, aprendizado e risco. E o lucro, é a remuneração do risco.
#ThinkHigher - Pense Elevado: Eleve o pensamento atribuindo aos seus propósitos significados mais nobres.
#BeCollaborative - Seja Colaborativo: Entenda que hoje o valor está no comprometimento coletivo, na colaboração e na qualidade do que você e seus aliados entregam.
#BeIntuitive - Seja Intuitivo: Liberte-se das amarras do pensamento cartesiano. Demostre com a lógica, descubra com a intuição.
#BeUseful - Seja Útil: Utilidade é um valor subjetivo diretamente relacionado a um grau de satisfação. Portanto, utilidade é percepção.


E aproveitado que é Janeiro, um 2015 de muita saúde, trabalho e realizações! Ah, #BePart da construção de um mundo melhor! ;-)








Esta coluna está disponível em


Colunas anteriores:


[Somando de dezembro 2014]
[Somando de novembro 2014]
[Somando outubro 2014]
[Somando setembro 2014]
[Somando agosto 2014]
[Somando de julho de 2014]
[Somando de junho de 2014]
[Somando de maio de 2014]
[Somando de abril de 2014]
[Somando de Março 2014]
[Somando de Fevereiro  2014]
[Somando de Janeiro  2014]
http://goo.gl/qtz8VG  
[Somando de Dezembro 2013]
http://goo.gl/vMpsDb  
[Somando de Novembro 2013]
http://goo.gl/DqH08a  
[Somando de Outubro 2013]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sobre programação de computadores na educação!

Entrevista concedida para a Rio Educa Portal da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - RJ [ http://www.rioeduca.net/ ] 1-Qual é a importância de se ensinar a programar a alunos do ensino fundamental? Na sociedade contemporânea, programar não é importante somente para alunos do ensino fundamental, mas para qualquer pessoa. Parece-me que desenvolver habilidades de programação já no ensino fundamental cria situações que podem contribuir decisivamente no potencial das crianças de construir conhecimento quando, onde e se precisarem. Programar computadores está centrado no desenvolvimento de habilidades cognitivas e não na memorização de conteúdos. Tal direcionamento é fundamental em uma sociedade onde ter acesso a conteúdos não é mais prerrogativa do ambiente escolar, afinal 97% da terra estão digitalizadas. Este é o resultado de um estudo realizado em 2011 por um pesquisador norte-americano disponível na revista Science [ https://goo.gl/nV5iIf ]. Destes 97%, 80% estã