Pular para o conteúdo principal

Sobre blogs na educação!

Qual o potencial dos Blogs na Educação?


O que um blog?



O blog é uma ferramenta que permite um intercâmbio de informações, seu uso não é apenas creditado aos adolescentes. Cada vez mais educadores vem explorando essa ferramenta e o seu potencial pedagógico que permite uma importante troca de conhecimento entre alunos e professores, além de contribuir para que ambos possam se reciclar, atualizar e partilhar conhecimento. Considerado um espaço democrático, o blog é cada vez mais usado por professores, tanto por sua linguagem como por ser um excelente complemento ao ensino de todas as disciplinas.


No que posso utilizar um blog?
O blog possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. Permite ainda ao aluno manifestar suas ideias sem restrições e propicia a interação direta com os outros colegas e o professor.


Comentários

  1. Muito legal sua aula

    Praticidade pura!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima postagem. Parabéns!
    O tema contempla o que estava pesquisando.

    ResponderExcluir
  3. É muito importante o uso dos blogs na educação, pois muito do que pesquisamos na internet hoje são dos blogs.

    ResponderExcluir
  4. Professor!
    Show de bola a sua aula! Dinâmica e prática!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog é coisa do passado! Será?

Desde que me lembro de começar a estudar com mais afinco as questões do ciberespaço, que os blogs são figuras constantes... Muito antes de se falar em wikis (pedia ou liks), redes sociais (embora ele seja uma tb), ambientes virtuais de "aprendizagem", gerenciadores de conteúdo (ou ambientes visrtuais de aprendizagem srrsrs), etc, etc. Óbvio que em seus primórdios, que acho, datam dos anos 97 ou 98, não tínhamos as facilidades e os recursos de postar nossas percepções, irritações, gostos, reflexões, abobrinhas, abobronas, desilusões, esperanças, divagações (ah como é bom divagar), rompantes criativos, em diversas mídias.. a coisa era na base do bom e velho texto puro, com, no máximo variação entre 3 ou 4 tipos do fontes... Td bem que estamos em 2011 e o blogspot só me dá 7 opções rsrsrsr, mas ok, não é de formato que estamos falando, mas de conteúdo, de essência... De qualquer forma, o vovô das redes sociais nos dá a possibilidade de expressão em diversos formatos. Pq eu d...

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc...