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Educação criativa: matéria prima do século XXI!

Leia a Carta do 5º Congresso Internacional de Inovação
Ideias e Ideais na Geração de Riquezas foi o tema que o Sistema FIERGS escolheu para este 5º Congresso Internacional de Inovação. Sensív
eis a um futuro pautado por novos conhecimentos, ao lado de tecnologias antes impensáveis, os modelos de vida e trabalho estão sendo expostos a experiências inéditas diariamente. As redes sociais chegam e rapidamente criam uma democracia mundial, ao mesmo tempo em que vivenciamos as tendências dos sistemas de produção e consumo colaborativos e sustentáveis, a co-criação de produtos e serviços, e a mais nova ideia de fronteiras livres compartilhadas, sejam físicas, culturais, econômicas e/ou virtuais.
Esse processo de rápidas mudanças implica na recriação do ensino e da aprendizagem. A educação, no seu significado mais amplo, tem papel preponderante neste contexto de evolução social dos cidadãos.
País de um dos povos mais inventivos do mundo e com grande capacidade para a resolução de problemas, o Brasil se sobressai como protagonista neste novo ambiente. Exemplos concretos de sucesso já existem nas áreas que permeiam o desenvolvimento humano e a inovação, cabendo estudá-los, replicá-los e estimular os segmentos industriais portadores de futuro.
O futuro êxito do Rio Grande do Sul neste momento depende do comprometimento de empresas, do poder público, da Academia local e das entidades representativas com as seguintes recomendações:
1. Capacitar de forma imediata o maior contingente possível de professores do ensino fundamental diante da nova realidade de infraestrutura de inovação;
2. Buscar a implantação da tecnologia mais atual possível em termos de TI para as escolas fundamentais do estado, incluindo também os idiomas espanhol e inglês na grade curricular;
3. Incorporar à criatividade técnicas de resolução de problemas, de contextualização e de desenvolvimento de projetos, iniciando já no ensino básico e enfatizando estes conhecimentos no ensino superior e executivo;
4. Ampliar o uso de métodos de ensino e aprendizagem capazes de alinhar os conhecimentos das ciências exatas, mais afeitos à inovação e à tecnologia, ao conhecimento das ciências humanas e à cultura, principais motores da criatividade, e de todos os aspectos comportamentais necessários ao desenvolvimento integral do ser humano e de sua inserção no mundo do trabalho;
5. Aumentar a oferta de educação a distância, fortalecendo mecanismos de avaliações da qualidade do método;
6. Criar programas de apoio para que os jovens possam efetivamente ter acesso à educação técnica e profissional em escala nacional, sintonizada às demandas e à dinâmica do mundo do trabalho;
7. Desenvolver novos métodos de ensino e aprendizagem, como a promoção de ações de intercâmbio de estudantes de nível universitário entre instituições gaúchas e estrangeiras, e uso de novas tecnologias de comunicação;
8. Identificar e aproximar grupos de excelência em pesquisa de universidades gaúchas, Institutos SENAI de Tecnologia e Institutos SENAI de Inovação às iniciativas empresariais focadas em mercado, inserindo a atuação do SESI e do IEL em um programa plural de inserção na era do conhecimento;
9. Capacitar as empresas para se beneficiarem de estímulos à pesquisa e inovação e dos marcos legais existentes, além de incentivar o investimento privado no desenvolvimento tecnológico;
10. Estimular a aproximação entre investidores e empresas nascentes/inventores, visando à promoção e desenvolvimento de novos negócios em áreas emergentes;
11. Estabelecer relações de parceria entre empresas, governos, e universidades objetivando o registro de patentes, disseminando as vantagens da propriedade intelectual para a competitividade das indústrias; e
12. Utilizar a diversidade de competências e do ambiente onde a empresa está inserida como fator de vantagem competitiva (valorização das competências locais).
Porto Alegre, 31 de outubro de 2012.
FIERGS/CIERGS/Sesi-RS/Senai-RS/ IELRS

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