Pular para o conteúdo principal

Nossa CiberVida 1.1 [Diário da Manhã - 14/07/2010]

Nossa CiberVida 1.1
Ok, eu sou um excluído digital! E DAÍ ?!?!?!?

Olá, no nosso último encontro (*) propus algumas questões para que pudesses constatar se é ou não um excluído digital, lembras? Não? Caso não tenhas lido, aqui vão as questões de novo, ok? Porém, lembre-se uma resposta “não” já indica algum nível de exclusão digital:

“Você lê os seus e-mails diariamente? Você verifica a programação do cinema na Internet? Quando perguntam teu endereço você informa seu e-mail? Você tem Twitter? Você tem mais de um e-mail? E perfil no Facebook, você tem? Você resolve todos os seus problemas no computador sem o suporte de seu filho de 9 anos? Você assiste aos melhores momentos da copa do mundo no youtube? Você sabe o que significam os símbolos ;-) e :-D que utilizei neste texto?”


Bem, a julgar por alguns dos retornos que tive por e-mail, pelo blog que criei para conversar com você - a sim, o endereço do blog é nossacibervida.blogspot.com -, ou pessoalmente mesmo, muita gente deve ter se identificado como excluído digital. Se este for o seu caso, continue a leitura, se não for.... Leia, pois pode lhe interessar... ;-)

Talvez alguém possa estar pensando: “Quer saber de uma coisa? Ser um excluído digital nem é tão ruim assim. O que eu posso perder com isto?”. Veja que minha intenção não é, nem de longe, tentar convencê-lo ou convencê-la de que ser excluído digital te faz um cidadão mais ou menos qualificado, o que quero, tão somente, é propor algumas reflexões, ok? Bueno, vamos lá então....

Qual é assunto mais frequente nas últimas semanas nas mídias de massa como a televisão por exemplo? Sem dúvida alguma, caso Bruno. Sim, aquele do goleiro do Flamengo que é suspeito - era pelo menos - de ter mandado assassinar sua amante, etc, etc... Todos devem estar cheios de ouvir falar. Pois bem, sempre existe aqueles que preferem compartilhar seu almoço em família, com uma boa conversa, ou escutando uma música ou um programa de humor a intercalar uma gota de sangue vinda dos nossos telejornais a cada garfada, meu caso por exemplo. Bem, estes talvez saibam pouca coisa sobre o fato. Desesperador? Estaremos nós fadados a ficar sem assunto nas rodas de amigos? Claro que não... A internet está aí para isto.

Em uma breve pesquisa, encontrei mais de 4000 vídeos sobre o assunto no youtube [youtube.com.br], site de compartilhamento de vídeos, alguns deles com mais 250.000 exibições; localizei também 5.570 notícias sobre o caso no Google [www.google.com] – a propósito, impressione seus amigos pronunciando “gugol” ;-) -, site de busca para você localizar informações na Internet, e se você quiser conhecer a fisionomia do acusado, mais de 70.000 imagens dele estão disponíveis na pesquisa de imagens do mesmo site. Bem, não é pouca coisa, tens de concordar.

Hoje não vamos entrar em discussão acerca do suposto excesso de informações da internet, este é um assunto para um outro texto, nem tampouco sobre a impossibilidade humana de dar conta de todo este oceano – por isto usamos o termo “navegar na internet” - de informações; muito menos na (in)veracidade delas, assunto para outro dia também. Vamos “simplesmente” lembrar que na sociedade em que vivemos, Informação é dinheiro. Duvida?

O homem mais rico do Mundo segundo a revista Forbes (2010) é o mexicano Carlos Slim Helu, empresário das telecomunicações, leia-se, ele trabalha com informação. O segundo mais rico do mundo é William Gates III – sim, o numeral romano significa 3º como na mais pomposa tradição inglesa -, não conhece? Ok, pode chamá-lo de Bill Gates, dono de uma das maiores empresas de software do mundo, a Microsoft, cujo principal produto é informação. E, embora não tenha continuado minha pesquisa sobre os outros nominados, provavelmente devemos encontrar pelo menos mais alguns até chegarmos ao 10º lugar.

Pois é, como eu disse, informação é dinheiro! Portanto, sugiro repensar seu possível descaso acerca da exclusão digital... ;-) Ok, ok, não é só dinheiro, é muito mais do que isto, então o que você acha de continuarmos este papo em http://nossacibervida.blogspot.com/ ?
 
[]'s – ah, os símbolos “ []'s ” significam “abraços” ;-)

(*) Texto escrito em Nossa Cibervida 1.0 - Exclusão Digital: Saiba se você é um excluído! ;-) - Publicado no jornal de 30/06

Adriano Canabarro Teixeira [http://twitter.com/aTeixeiraRS]
Professor do curso de Ciência da Computação da UPF
Pós-doutor em educação a distância pela UFRGS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete