Pular para o conteúdo principal

Reflexões sobre orientações....

Conversando com uma aluna (extremamente competente e dedicada) sobre orientações, pesquisa, etc, etc... Entramos em um diálogo que achei legal compartilhar aqui... ;-)

------------------

O orientador é uma figura importante, mesmo que tenha somente 10% de responsabilidade sobre uma pesquisa. Não existem regras, mas alguns indicativos pra vc selecionar quem vai te introduzir no mundo da pesquisa.

1a. Carreira acadêmica. Qual a formação do cara, ou da cara, onde fez o mestrado, e o doutorado? Existe alguma ligação teórico-prática entre estes dois momentos formativos do pesquisador?

2ª As publicação dele são qualificadas e vinculadas à área em que se formou? Estão de acordo com as linhas de pesquisa do grupo de pesquisa a que pertence?

3ª Se atualiza? tem leituras contemporâneas? Escreve sobre a própria área? Quando foi o último livro que leu?

4ª É pro-ativo e cria oportunidades de agregar pessoas ao seu grupo? O que no final das contas nada mais é do que abrir espaço para que mais pessoas somem à sua área de estudo.

E por aí vai...

então veja, estou escrevendo em linhas gerais

mas são pequenas coisas que vc, ou qq aluno que queira ser pesquisador, deve considerar, quando fores escolher a tua área de pesquisa.

5ª Qual meu próximo passo acadêmico? esta área (da pesquisa de TCC) me prepara melhor para isto? Quero estudar ou trabalhar?

6ª Nro de oportunidades geradas para alunos se agregarem ao grupo... Quantas bolsas ele disponibiliza por ano (isto não tem a ver com ser bonzinho ou não, mas com ser um bom captador de recursos.)

7ª Que tipo de infraestrutura física inclusive o grupo te dará para pesquisa?

8ª Quais as oportunidades criadas no grupo para o convívio entre alunos de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu)? 

Meu pai me dizia que "se você quiser jogar bem, tem que estar entre os que jogam melhor do que você, nem sempre por talento, mas por experiência...." Ah a sabedoria do velho!!! (é isso aí Ney Teixeira ;-) ).

[....]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Inovar (de verdade) nunca foi tão urgente!