Pular para o conteúdo principal

Penso, logo existo!

Acabei de sair de uma defesa de dissertação de mestrado aqui na UPF cujo título era Blogs: novos espaços para Escrita Literária construída pela, agora mestre, Talita Maria da Silva - Recomendo a leitura por parte de qq um que se dedique a discutir inclusão digital e informática educativa! ;-)

Pois bem, além da costumeira e profícua conversa e reflexões com Miguel e Tânia - o que os passa ao status de co-autores deste post junto comigo e com a Talita, uma coisa ficou batendo forte na minha cabeça, uma citação, conhecida e resgatada por ela de Descartes: "Penso, logo existo". Na sequencia ela propõe uma recomposição desta relação comumente utilizada por blogueiros: "Penso. Blogo. Existo!".

EXISTO:
Me parece q a existência do indivíduo não se dá no vácuo, desvinculada de suas heranças genéticas e culturais construídas e constituídas ainda muito antes do nosso nascimento. Nossa existência é determinada pela complexa trama de sentimentos, relações, situações (nas mais diferentes perspectivas da vida) que a humanidade viveu. E quanto mais complexas estas situações, mais complexos e multifacetados somos. Entretanto, sem dúvida - para mim - elas me constituem. Ou seja, o Eu só existe no plano social. É na coletividade que me constituo. Meu sobrenome, meu emprego, minha família, meu time, meu partido, minha religião, minhas preferências, etc, etc. Minhas relações, embora dinâmicas, me situam pessoalmente e na coletividade. E repito algo que me parece importante nesta reflexão: Nossa existência é determinada pela complexa trama de sentimentos, relações, situações (nas mais diferentes perspectivas da vida) que a humanidade viveu. E quanto mais complexas estas situações, mais complexos e multifacetados somos.

Pois bem, vamos ao PENSO:

Embora o termo pensar remeta a um processo interno e solitário - não passivo, interno e solitário! -  nunca é desvinculado de minha existência (que é constituída socialmente). Se penso, ou antes, se algo me instiga a pensar é pq na minha história algo me capacita, me autoriza a iniciar processos reflexivos sobre algo. Ou seja, o ato de pensar está intimamente ligado inclusive à minha existência. Só me ponho a pensar sobre algo se este algo me incita a, me provoca a, desestabiliza minhas estruturas e precisa, de alguma forma ser acomodado (nada a ver - ou tudo a ver?  - com Piaget ;-) no meu Eu. Inclusive, ao se caraterizar o pensamento como um diálogo interno, fica claro que neste diálogo, convoco diferentes pessoas, situações, informações, conceitos e pré-conceitos, em uma dinâmica polifônica tão complexa quanto minha existência me permite ser. Ou seja, todo pensamento é coletivo.

Parto do princípio de que o ciberespaço é também um espaço de constituição e de manifestação humana e oferece suporte ao pensamento coletivo, como é o caso dos Blogs. Não só ele, mas o que me levou a sistematizar algumas ideis foram eles em função da dissertação! Assim, ficam

Penso, logo existo!
Penso. logo. Existo!
Blogo, logo existo!

Pensar + existir no ciberespaço= Blogar/Tuitar/Postar/Compartilhar/Curtir/Comentar/Retuitar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete