Pular para o conteúdo principal

Blog é coisa do passado! Será?

Desde que me lembro de começar a estudar com mais afinco as questões do ciberespaço, que os blogs são figuras constantes... Muito antes de se falar em wikis (pedia ou liks), redes sociais (embora ele seja uma tb), ambientes virtuais de "aprendizagem", gerenciadores de conteúdo (ou ambientes visrtuais de aprendizagem srrsrs), etc, etc.

Óbvio que em seus primórdios, que acho, datam dos anos 97 ou 98, não tínhamos as facilidades e os recursos de postar nossas percepções, irritações, gostos, reflexões, abobrinhas, abobronas, desilusões, esperanças, divagações (ah como é bom divagar), rompantes criativos, em diversas mídias.. a coisa era na base do bom e velho texto puro, com, no máximo variação entre 3 ou 4 tipos do fontes... Td bem que estamos em 2011 e o blogspot só me dá 7 opções rsrsrsr, mas ok, não é de formato que estamos falando, mas de conteúdo, de essência...

De qualquer forma, o vovô das redes sociais nos dá a possibilidade de expressão em diversos formatos. Pq eu devo escrever se posso mostrar? O que vale é comunicar... E já tô divagando... Deixem-me voltar ao meu argumento...

Este recurso da internet já tem, no mínimo 14 anos, o que na área de tecnologia, todos sabemos é uma eternidade.... Seria uma tecnologia do passado como a nossa boa e velha Fita K7? Ou a máquina de escrever? Veja que para os que tem menos de 25 anos, falar em fita K7 deve ser a mesma coisa que falar da política externa interplanetária, e, pra quem tem menos de 15 anos, o equipamento "máquina de escrever" deverá soar como uma metáfora para alguém que escreve adoidadamente e muito rápido. Como blog tb é cultura rsrsrs, abaixo o exemplo destas "tecnologias do passado"....

Ok, não precisaria dizer,  mas a fita K7 é a primeira imagem... ;-)

Mas voltando ao tema das tecnologias do passado.... Pq, mesmo tão idosos, os blogs mantém números que deixam claro seu fôlego... Segundo dados atuais, são mais de 1,6 milhões de posts são inseridos em blogs TODO O DIA! Não esqueçamos que existe uma estimativa de que existem 150 milhos de blogs na web.

Bem, tenho aqui minhas suspeitas desta popularidade.... A primeira é que ele pode ser visto como a origem dos atuais campeões de audiência como o Twitter e o Facebook... Claro que com menos recursos de interatividade, mas como o básico para que as pessoas possam se expressar como bem entenderem....

A segunda, que me parece bem plausível, é que os blogs dão certa sensação de controle que as redes sociais não dão... E não estou dizendo aqui que acho (particularmente) isto uma vantagem. Mas eu posso esconder meu blog de xeretas virtuais, posso não liberar os comentários, ou moderá-los e, por fim, não me preocupo, nem me perco, com a enxurrada de informações das 1385 pessoas que sigo no twitter e que na maioria das vezes passa batida, ou dos meus mais de 800 amigos do Facebook.

Mas fundamentalmente, esta longevidade se deve, nesta opinião com tom de post em blog - pq o suporte é um blog, e pq ele é espaço de divagações mesmo, de registro de percepções inconclusas e, por vezes turvas ainda,  à possibilidade de me prolongar mais sobre determinado assunto, estou livre dos 140 caracteres e da limitação tb existente no Facebook, mas que não sei qual é rsrsrs... ;-)

Ainda, deve-se à flexibilidade e à possibilidade existente de criar quantos posts e quantos blogs quiser, sem a obrigatoriedade e a necessidade da leitura de outras pessoas, somente como prazer de transformar em símbolos (carregados de sentidos diferentes para quem escreve e para quem lê) o que se está pensando no momento. É a expressão do que penso e sinto que me consolida como ser humano, que me auxilia no difícil caminho do auto-conhecimento, e que estabelece pontes entre quem eu sou e outras pessoas....

Por isso, penso que o blog possa ser sim um espaço pedagógico (desculpem-me os leitores que não são da disciplina de Metodologia do Ensino Superior rsrsrs, mas quero aproveitar este post, para contextualizar os comentários feitos). Um espaço de construção do conhecimento onde o que vale é a expressão, é o diálogo e a possibilidade de experienciar um processo de autoria....


Bom ou ruim, válido ou não, limitado ou flexível, é um recurso a ser utilizado... ;-)
Aqui vão alguns links de ajuda:



E trocando de saco pra mala, já que falei de coisas do passado, quero postar mais algumas abaixo... rsrssr

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Blog é uma das muitas possibilidades da internet...sendo uma ferramenta que pode contribuir para o ensino... lembrando que ensino é interação... ser protagonista (não ficar apenas sentado na platéia, mas subir ao palco e participar).
    Meu blog: francifrank.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Temos nos dias atuais os analfabetos que não sabem ler e escrever e os analfabetos da internet, portanto é pensar pequeno da nossa parte se julgarmos que blog é coisa do passado e que não serve de ferramenta para a aprendizagem.
    robertosananduva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O blog é um grande potencial para o repasse/troca de informações no meio acadêmico. Pode ser utilizado como uma boa ferramenta para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e implementação de novas técnicas de ensino-aprendizado. Meu blog: eduardokorf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Assim como outras ferramentas virtuais de aprendizagem, o Blog vem auxiliar na troca de experiências e informações e na busca de novas conhecimentos nas mais diversas áreas.

    Fica o desafio para todos de aperfeiçoarmos a ferramenta.

    http://claudioneigeo.blogspot.com/

    ;)

    ResponderExcluir
  6. É uma ferramenta muito válida pois encurta a distância entre o aluno e o professor, possibilitando uma forma de comunicação mais rápida e descontraída entre ambos.

    Segue o link do blog que criei na aula de hoje:
    fisica-vanessaferreira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. o potencial do blog na materia de metodologia do ensino superior abre caminhos para que os alunos descubram sua criatividade e se aprimorem seu conhecimento.

    aluno caciano

    blog
    http://metesupfcaciano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. O blog é uma ferramenta muito dinâmica e criativa no contexto do ensino superior, visto que possibilita uma gama ampla de interação e comunicação. O ensino superior não pode tratar a tecnologia como um ponto de estrangulamento, mas como algo que precisa ser discutido e aliado ao desenvolvimento do ensino.

    O meu blog é alice-vieira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Estamos vivendo um momento "IMPAR", com relação há uma inclusão digital cada vez mais acessível a todos, onde temos a oportunidade de estarmos cada vez mais próximos das pessoas, sem sair de nossas casas. meu blog é admtiagogobettibueno@blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. É interessante conhecer o processo de construção de um blog pois é uma ferramenta criativa que por sua vez oporuniza muita liberdade de expressão. Nossos saberes, vivências e conhecimentos são compartilhados e nossa visão sobre os assuntos aqui tratados alargam-se.

    ResponderExcluir
  11. Meu blg marivaldofavero.blogsport.com

    Excelente aula, tendo em vista pelas novidades apresentadas. As mesmas servem para in~umeros fins, inclusive dentro do campo educacional.

    Os recurso, que devo anexar no blog, muitos deles estão contidos na prõpria internet, basta saber pesquisar adequadamente. Os informações são elas educativas ou não. Basta fazer o uso correto, obedecendo os critérios educativos e humanos.

    o meu e-mail normal é colegio_1234@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. O blog faz parte da nova metrópole, a Metrópole Comunicacional de Máximo Canevacci. As nossas idéias e pensamentos não transitam somente da nossa boca para o ouvido do outro, de um grupo, de uma sala de aula. Toda uma concordância, ou discordância, de um pensar está se territorializando no suporte virtual dos blogs. Seja em um computador, num tablet ou no celular, os blogs se tornaram a forma mais prática e completa de levarmos nossas mentes à todos que ali quiserem se conectar.

    ResponderExcluir
  13. Reformulando a ideia do blog.. A ideia de criar/manter/utilizar um blog como ferramenta de informação, seja ela para o publico acadêmico ou para o técnico, será um desafio.. até que ponto Eu como educadora conseguirei transmitir conhecimento através de um blog.. Meu blog: reginacmuller.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não há como fugir da onda tecnológia... Vejo que os métodos de ensino/aprendizagem devem fundir-se intantaneamente, suavisando o efeito da onda tecnológica. Amanhã ouviremos a pergunta: K7, CD/DVD, pendrive, CPU, notebook, como funcinava isso? O que era blog? Orkut????

    Abraços!

    http://rodbordignon.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Reformulando a ideia do blog.. até que ponto uma ferramenta digital como um blog pode ser usado, e usado corretamente, em um meio acadêmico ou técnico.. e de que forma Eu, como educadora, conseguirei utilizar está ferramenta.. Meu blog: reginacmuller.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. A utilização dos blogs em sala de aula requer uma abordagem metodológica multidisciplinar que, tanto na educação básica quanto no ensino superior, faz-se cada vez mais necessária para dar conta do grau de complexidade e dos interesses do contexto estudantil. O blog surgiu como uma ferramenta de inovação tecnológica e permanece há vários anos em nosso cotidiano. Possibilita interação, expressão e conhecimento.
    O link para acessar meu blog é: luisafacenda@blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. O Blog é tratado por muitas pessoas como um diário virtual, onde elas podem se manifestar em divérsas áreas do conhecimento, podendo publicar ou postar informações de conhecimento público ou científico, disseminando conhecimento através da internet.

    ResponderExcluir
  18. Enquanto professora de ensino fundamental percebo que as ferramentas tecnológicas são cada vez mais utilizadas pelos nossos alunos como forma de garantir a expressão e comunicação de ideias, desejos e metas entre eles. Nada mais cotidiano do que vê-los trocar informações nos sites de relacionamento. Sendo esta a nova forma dos adolescentes se comunicarem como poderíamos ficar de fora das suas vivências?

    ResponderExcluir
  19. O uso de ferramentas tecnológicas como aliada às práticas de ensino é de extrema importância.
    Com todo tipo de informação disponível em rede, é arcaico não aceitar a inclusão de novas formas de busca de conhecimento e troca de informação.
    Meu blog: http://fisiosono.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Penso que o mundo mudou, então nós professores tb precisamos mudar nosso Fazer Pedagógico.

    http://ifsul-pf-engenhariasoftware.blogspot.com/

    Na escola combinamos tecnologias presenciais (que facilitam a pesquisa e a comunicação estando fisicamente juntos) e virtuais (que, mesmo estando distantes fisicamente, nos permitem acessar informações e nos mantêm juntos de uma outra forma).

    ResponderExcluir
  21. Acredito que apesar dos blogs já existirem há um bom tempo, eles continuam sendo um ótimo meio de compartilhamento de informações, tanto sobre conteúdos escolares como artesanatos. São meios em que as pessoas podem postar suas produções, e assim auxiliar quem procura algo naquele sentido. Além de poder ser usado na construção de novos conhecimentos, eles também podem ser usados para o entretenimento. Na minha opinião os blogs não “sairão de moda”, mas caso isso chegue a acontecer será algo parecido com o MSN, que até hoje desperta saudade em seus usuários.

    ResponderExcluir
  22. Professor, penso que o blog é uma espécie de site, com menos recursos, porém gratuito. Através dele também tenho a possibilidade de vender meus produtos ou serviços. Para o nosso trabalho docente é uma ótima ferramenta para busca de material didático e ideias.

    ResponderExcluir
  23. Penso que o blog pode auxiliar na complementação às aulas de Química e ser um ótimo recurso tecnológico para os professores, visto que os jovens nos dias de hoje possuem facilidade de acesso à web seja pela internet ou pelo celular e o seu uso com a interação dos estudantes pode tornar as aulas de Químicas atraentes e significativas.

    ResponderExcluir
  24. Os alunos estão por dentro das mais avançada tecnologias, porém ao comentar sobre a ferramenta do Blog que permite nos comunicar, muitas vezes com postagem de conhecimento, percebemos que os alunos não dominam o assunto, com isso nota-se que não és velho e que tem muito a ensinar ainda!

    ResponderExcluir
  25. A tecnologia é uma aliada ao aprendizado. O blog é uma importante ferramenta pedagógica que contribui para o ensino-aprendizagem permitindo a atualização e a troca de conhecimentos entre alunos e professores.

    ResponderExcluir
  26. Acredito que o blog é uma ferramenta criativa, que pode auxiliar no ensino e aprendizagem, tanto para alunos como para professores, independente do nível escolar em que se encontram.
    Nos dias de hoje é de grande ganho aliar tecnologia e ensino, sendo importante para a comunicação entre eles, oportunizando um espaço para ensinar, desenvolver a criatividade e aprender.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc