Pular para o conteúdo principal

E em 2012?

Bem, Natal é Natal.... Família reunida, peru e farofa! Ah sim... e celebração da vida, com certeza... Não pelo mito ou pelo sobrenatural... Mas pelo líder e pela sua humanidade! Claro que podemos tb fazer uma retrospectiva do ano já no ano novo que vem em sequência... Mas invariavelmente aqueles quilos que desejava emagrecer, o curso que devia ter feito mas não fiz, os livros que não li e os momentos com a família que não consegui passar acabam nos deixando meio depressivos... rsrsrs Ok, não sou pessimista e estou longe disto, só escrevi pra poder dizer: "Relaxa, está tudo certo... Sacode a poeira e faça novamente teus propósitos pois o simples ato de se programar já é prova de nossa boa vontade"... Por tanto, sobre o Natal, Feliz Natal... ;-)

Mas neste ano especialmente, tenho vontade de falar do que vem pela frente, do que está por vir, daquilo sobre o qual ainda temos alguma gerência, ainda podemos influenciar e pelo qual podemos lutar e fazer alguma coisa... O ano que vem vindo, que é o ano mais importante de nossas vidas, da minha pelo menos...

Pois bem, vou fazer o máximo para ser breve e não assumir jargões de novo ano que, tem seu valor, mas que todos já sabem... Quero falar sobre meus desejos pessoais para 2012 (e que, se você desejar, podem ser seus tb), excluindo ao máximo qualquer resquício de infantilidade (na concepção mais positiva do termo), de esperança comum e subjetiva - que existe e tenho, e, principalmente de sentimentos que me impeçam de ver e projetar as coisas de forma madura, produtiva e responsável... 

O que espero de 2012 e desejo a todos? Um ano onde possamos construir um mundo que privilegie o trabalho duro, as conquistas merecidas e a valorização do outro. Onde o que importa é o que se faz e não o que se diz; No qual o mérito seja baseado em... mérito e nada mais... Em que possamos valorizar as amizades e os vínculos com pessoas e grupos com que nos identificamos e saibamos abstrair td o que está fora disto.... Em que a competência e a criatividade sejam os únicos parâmetros de nossas escolhas e a excelência em tudo o que fizermos um objetivo a ser superado diversas vezes. Que em 2012 nossas famílias e nossa saúde sejam prioridades absolutas.

Que 2012 seja um ano em que trabalhemos com todas as nossas forças para fazer um mundo melhor a cada fração de segundo de nossa existência e que cada músculo contraído ou sinapse nervosa ocorrida seja no sentido de mostrar que é possível fazer diferente... ;-)


Ah, não tenho conta neste banco (rsrsrs), mas é para estas pessoas que dedico meu 2012... ;-)

Feliz 2012!!!!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc