Pular para o conteúdo principal

Entrevista à revista Versa [http://www.revistaversa.com.br/]


- Hacker lembra invasão de privacidade, mas não é somente isso. Como podemos traduzir cultura hacker?

Na verdade, aqui cabe um esclarecimento. Esta figura popularizada principalmente no cinema do hacker como uma pessoa de má índole está equivocada.

O termo correto para identificar pessoas que usam a tecnologia para prejudicar outras pessoas ou para cometer atos ilícitos é "cracker".


- O que faz o movimento hacker?

O movimento hacker já existe desde o momento em que alguém se rebelou contra alguma situação de injustiça, de opressão ou de perigo. O movimento hacker tem a ver com a busca de alternativas para melhorar a vida das pessoas, com a utilização de um conhecimento específico para trazer a tona situações em que a ética não está presente, com a criação de situação de pressão contra atitudes absolutistas e que ferem a liberdade dos indivíduos.


- Existe fórmula para se tornar um hacker?

Na verdade não se trata de uma fórmula, mas de um grupo de características, muitas delas passíveis de desenvolvimento e ampliação.

A primeira que desejo citar está ligada a uma grande competência ou habilidade colocada a serviço da sociedade e das pessoas. Ou seja, não necessariamente competência com computadores. Por exemplo, quando uma determinada banda faz um show para arrecadar fundos para uma determinada situação, entidade ou pessoa, ela está colocando sua habilidade musical a serviço de um bem maior, indo na contramão do estabelecido que é cobrar para tocar e ficar com o $.


A segunda característica está relacionada com o rompimento de paradigmas e com o estabelecido. O hacker busca novas formas de fazer as coisas, inova em sua vida e na maneira de atuar na sociedade. Não se contenta com regras pré-estabelecidas e busca a liberdade de expressão e de estra no mundo.


A terceira relaciona criatividade e inovação e não encerra o rol de características da cultura hacker. 

O hacker busca inovar em tudo o que faz, exercitando sua criatividade na forma de faze-lo e nas diferentes maneiras de privilegiar as pessoas e a sociedade como um todo.


- Quais seriam os benefícios da cultura hacker?

Penso que a cultura hacker seja a saída para um mundo de passividade, de velhas práticas, de exploração do homem pelo homem, da estagnação, da aceitação da mediocridade, da não valorização e da igualização dos indivíduos. Em um mundo de abundância de informações e de oportunidades, em que cada vez mais os indivíduos tem acesso aos mesmos espaços de saber (digitais principalmente), da escassez dos empregos tradicionais, o que diferenciará cada um de nós é nossa competência e habilidades, nossa criatividade e inovação. Ou seja, ser hacker é preciso!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc