Pular para o conteúdo principal

Meta-coluna Revista Somando - Dezembro 2013!

CULTURA DIGITAL


Adriano Canabarro Teixeira
Doutor em Informática Aplicada em Educação, pós-doutorado em Educação, professor e pesquisador do Curso de Ciência da Computação e no Programa de Pós-Graduação em educação da UPF.



A ideia deste mês é resgatar alguns acontecimentos de 2013 a partir dos quais seja possível pensar sobre o cultura digital. Não pretendo fazer uma retrospectiva, afinal foram inúmeras as situações em que as tecnologias foram decisivas no destino das pessoas, das nações e do mundo. De qualquer forma, atrevo-me a elencar 3. Não sei se todos tem clareza de que o papel nos impõe limites, inclusive e principalmente de número de caracteres. Assim, na versão digital - o endereço está la embaixo - vocês poderão ter acesso ao link para aprofundar os temas que trarei.

Bueno, é impossível pensar em 2013 sem lembrar do movimento #vemprarua, onde as redes sociais foram utilizadas como forma de mobilização social que culminou em milhões de brasileiros reunidos nas ruas reivindicando seus direitos; Em seguida cito o episódio de invasão do e-mail pessoal da presidenta Dilma pelo governo Norte Americano, que nos mostra dentre tantas possibilidades de análise, a necessidade de avançarmos significativamente na defesa de nossos direitos e nos mecanismos de proteção de nossa privacidade na rede. Também destaco a consolidação da internet como um espaço legítimo e poderoso de aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Dentre as inúmeras possibilidades cito a Kahn Academy, que tem por objetivo mudar a educação para melhor, proporcionando uma educação livre em nível mundial, para qualquer um e em qualquer lugar; Os cursos livres do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, um dos principais centros de pesquisa em ciência e tecnologia do mundo que oferece mais de 2100 cursos gratuitos em diversos idiomas; e, por fim, o site do TED, que veicula eventos realizados em torno do mundo em que profissionais, artistas, teóricos e visionários das mais diferentes áreas argumentam durante 15 minutos em torno de uma determinada ideia.

Outro elemento marcante de 2013 foram as situações que apontam para um mundo onde o que importa é o conhecimento demonstrado, independentemente de sua relação com as instituições Escola e Universidade. Isto ficou claro nos casos do jovem Nikos Adam de 12 anos contratado como programador do Google e do britânico Nick D'Aloísio que, com 17 anos, vendeu um aplicativo criado por ele pelo valor de  40 milhões de libras (R$ 122 milhões).

Bem, como meus caracteres estão se esgotando e ainda quero falar sobre o que virá, opto por uma nova forma de pensar e explorar o que está por vir através da indicação de alguns filmes que podem ser vistos nestes tempos de recesso e férias. Aqui vão - e não se enganem pelas datas de alguns, pois mesmo com mais de uma década podem nos fazer pensar: Matrix (1999); Piratas do Vale do Silício (1999); Inimigo de estado (1998); Ameaça Virtual (2000); Google e o Cérebro do Mundo, de Ben Lewis (2013); Roubamos Segredos — A História do Wikileaks (2012); TPB AFK — O Caso Pirate Bay (2013); Downloaded — A Saga do Napster (2012).
Boas festas e um 2014 de muita saúde, trabalho e realizações!


http://goo.gl/qtz8VG


http://goo.gl/vMpsDb [Somando de Novembro 2013]
http://goo.gl/DqH08a [Somando de Outubro 2013]


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc