Ja baixou seu aplicativo hoje?

Coluna da revista somando de Novembro de 2014

Adriano Canabarro Teixeira
Doutor em Informática Aplicada a Educação, pós-doutor em Educação, professor e pesquisador do Curso de Ciência da Computação e dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UPF.
Contato: teixeira@upf.br

Ja baixou seu aplicativo hoje?

Embora já tenha tratado deste tema na coluna de fevereiro deste ano, meu mês de outubro me leva a reedita-lo. Antes, porém, contextualizo. Estive fora do pais divulgando alguns projetos realizados na Universidade de Passo Fundo e no nosso município. Dentre eles, a Escola de Hackers [http://goo.gl/SwD9cO ], promovida pela Secretaria Municipal de educação e as Olimpíadas de Programação de Computadores e de robótica Livre [http://goo.gl/QyLSOU ], promoção da Universidade e da Prefeitura.
Como registro, porém fora do argumento principal da coluna deste mês, é importante salientar que nossos projetos representam uma grande inovação em relação às experiências  europeias na área e que, sem dúvida alguma, demonstram o potencial criativo do povo brasileiro, além de alternativas para qualificação da educação formal por meio das tecnologias.





Feita esta ressalva, vamos ao tema que não serve somente para quem está fora do país, mas para qualquer pessoa que tenha um dispositivo móvel de acesso à internet, como um tablet ou um smartphone. Quero refletir um pouco sobre como os aplicativos para dispositivos móveis, também conhecidos por apps, podem tornar nossas viagens mais tranquilas. E claro que tive que fazer recortes uma vez que tenho 3000 caracteres para escrever. ;-). Assim, opto por apresentar aplicativos que nos ajudam na localização de restaurantes e hotéis, por exemplo, e na locomoção dentro da cidade.

tripadvisor.jpeg

Pois bem, o primeiro é o TripAdvisor, aplicativo de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo. Nele é possivel localizar restaurantes, hotéis, museus, etc que estão perto de você, consultar as avaliações e comentários sobre o local feitos por outras pessoas que já estiveram lá e, caso tenha usufruido dos serviços de determinado estabelecimento, também poderá avalia-lo. O aplicativo também oferece opções de filtro para as pesquisas realizadas, como por exemplo, hotéis cujas diárias estejam dentro de determinada faixa de valor.



google-maps.png
Embora o próprio TripAdvisor mostre um mapa até o estabelecimento partindo de sua localização atual, você pode optar pelo aplicativo Google Maps para traçar o melhor caminho até o hotel ou restaurante escolhido com estimativa de tempo para chegar até eles. Esta previsão varia de acordo com seu meio de transporte: a pé, de carro ou com transporte publico. Uma vez escolhida a forma de deslocamento, ele funcionará como um GPS se você estiver a pé ou de carro, informando as ruas que deves seguir e quando deves girar à direita ou à esquerda.


Enfim, finalizo esta coluna com duas certezas: 1. temos muita competência técnica e criatividade em nosso pais; 2a a vida pode ser muito mais tranquila com o apoio das tecnologias. ;-) A propósito, já baixou seu aplicativo hoje?

Comentários