Só existe uma forma de mudar o mundo: #Be collaborative

Coluna de outubro de 2015 da Revista Somando.

Só existe uma forma de mudar o mundo: #Be collaborative
http://thecommunicationrevolution.com.br/

Adriano Canabarro Teixeira
Doutor em Informática Aplicada em Educação, pós-doutor em Educação, professor titular e pesquisador do Curso de Ciência da Computação e dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UPF.
Contato: teixeira@upf.br


"Entenda que hoje o valor está no comprometimento coletivo, na colaboração e na qualidade do que você e seus aliados entregam." Assim começa a 10ª premissa do projeto The Communication (R)evolution, em português: a (R)evolução da Comunicação. Neste ano estou dedicando esta coluna para apresentar cada uma delas a você como forma de contribuir na compreensão do mundo em que vivemos e onde, por força das tecnologias digitais, nossas vidas são transformadas! Estar preparado é sempre melhor!




Colaborar é vital para o mundo contemporâneo pois o grupo sempre é mais capaz do que o indivíduo e, como sabemos, as diferenças e as capacidades de cada um, somadas, são poderosas. As tecnologias contemporâneas são essencialmente colaborativas uma vez que colocam lado a lado pessoas que estão localizadas em qualquer lugar do mundo.


Um grande exemplo do poder da colaboração é a própria Internet. A rede mundial de computadores nasceu do esforço voluntário de vários cientistas e técnicos ao redor do mundo para estabelecer uma imensa rede de computadores que pudesse conectar pessoas, criar espaços de compartilhamento e colaboração. Nesta época nasce a cultura Hacker, baseada exatamente na colaboração, na meritocracia e na partilha. Vale destacar que nos primórdios da internet, a valorização dos indivíduos se dava pelo grau de impacto positivo de suas ações na sociedade.


Mas colaborar é assim tão importante? Com certeza! Afinal, somos 7 bilhões de habitantes em um planeta que tem condições de dar vida digna a apenas 3 bilhões, ou seja, não somente podemos como DEVEMOS colaborar para que mais e mais pessoas possam viver, estudar, comer, sorrir, etc, etc. A bem da verdade, colaborar será, em breve, o único "modus operandi" possível!


Mas como trazer isto para a realidade de cada um de nós? Simples, a internet possui ferramentas poderosas de articulação social e de divulgação de ideias. Assim, se você é muito bom em alguma coisa que possa interessar a alguém, o que acha de criar um blog sobre o assunto? Ou de gravar um vídeo e postar no youtube? Ou localizar alguma causa com a qual se identifique em alguma iniciativa crowdfunding (*)? #Partiu colaborar pois, "é muito melhor ser co-autor de uma coisa brilhante do que autor solitário de algo medíocre" Washington Olivetto.


(*) Consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa.


Esta coluna está disponível em http://nossacibervida.blogspot.com.br/


[Somando de setembro de 2015]
[Somando de agosto de 2015]
http://goo.gl/J0JyJc
[Somando de julho de 2015]
[Somando de junho de 2015]
http://goo.gl/7LGjR0
[Somando de maio de 2015]
[Somando de abril 2015]
http://goo.gl/3rwqLs
[Somando de março 2015]

Comentários