Pular para o conteúdo principal

Início de ano, saúde e tecnologia!


Coluna de fevereiro de 2016
Revista Somando


Muito provavelmente um dos propósitos de início de ano da maioria das pessoas está relacionado a cuidar melhor de sua saúde, comer melhor e fazer exercícios regulares. Compreensível, uma vez que sem saúde todos os outros propósitos podem ficar significativamente prejudicados. Até aqui tudo bem. Entretanto, é preciso que sejamos sinceros: o nosso propósito de cuidar mais da saúde, definido nos dias anteriores as Natal, perde força nos festejos natalinos, é totalmente ignorado na virada de ano e ganha novo fôlego no dia 2 quando uma mescla de arrependimento, esperança e determinação faz nascer um sentimento de “agora vai!”.



A bem da verdade, na maioria das vezes nosso nobre propósito fica postergado para depois das férias quando o ano de trabalho recomeça, geralmente marcado pelo início do período letivo. Assim, deixei para tratar do assunto desta coluna em fevereiro para que ele não fosse ofuscado pelo sol, submerso pela água, ou entorpecido por concessões etílicas próprias de momentos de férias. Embora o assessoramento de um educador físico seja sempre recomendável, nem sempre temos condições de contar com tal recurso. Assim, meu desejo é apresentar aplicativos(*) que possam nos ajudar a minimizar os riscos existentes quando nos propomos a retomar uma rotina de exercícios, especialmente após um período de sedentarismo.

Para começar, selecionei o RunKeeper, disponível para IOs e Android, que pode auxiliar no desenvolvimento do hábito de correr. É um aplicativo que pode ser extremamente útil tanto para corredores experientes quanto para quem quer iniciar esta atividade. A partir do GPS do smartphone, registra as corridas do usuário, medindo velocidade, tempo e distância do percurso. Além disso, ele conta com o recurso de utilizar as rotinas de corrida próprias ou as definidas pelo usuário, avisando sobre o tempo e a velocidade de corrida, auxilia no processo de aquecimento, etc. Outro aspecto interessante do RunKeeper é seu caráter social, importante para incentivar o usuário a continuar com o exercício. Através dele, você pode compartilhar as corridas em redes sociais e ver as corridas de outros atletas.

Uma vez que conta com uma interface intuitiva e fácil de usar, possibilita que cada um controle quanto tempo demorou, qual era sua velocidade, quantas calorias queimou, o caminho que percorreu em um mapa e seu desempenho em relação a outras corridas que já realizou. Uma vez que a atividade é finalizada, os dados são sincronizados com o site RunKeeper(**), onde você pode ver um histórico de todas as suas atividades e os totais acumulados de todas as suas estatísticas vitais. É importante destacar que ele pode ser utilizado para uma gama de exercícios que extrapolam a corrida como, por exemplo, caminhada, ciclismo, natação, canoagem, etc.

Então, está na hora de correr atrás de uma vida mais saudável, e a tecnologia está aí para ajudar! Ah, sei que já chamei atenção para isto mas, antes de iniciar seu programa de exercício, vale a pena trocar uma ideia com um educador físico! 

“Run, Forrest, run!"


(*) Para saber mais sobre aplicativos, acessegoo.gl/D6H1AG 
(**) http://runkeeper.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete