Pular para o conteúdo principal

A liberdade digital de aprender!

Coluna de Abril de 2016
Revista Somando - RD Planalto


Eu sei que pode não parecer muito simpática a ideia de que nos próximos anos toda atividade ligada à força física e motora será realizada por um robô. Para que você tenha a dimensão do que escrevo, até o final do ano a rede de lanches rápidos MacDonads deseja inaugurar suas primeiras unidades totalmente robotizadas! Sim, vai substituir os atendentes humanos por robôs na sua cozinha, no caixa e na limpeza! A primeira unidade deve ser a de Phoenix, Arizona. Não acredita? Então acesse [goo.gl/Gwx1B8]. Segundo a empresa, "robôs trabalham em harmonia, 50 vezes mais rápido do que os empregados humanos e sem chances de erro"! Eu avisei que a informação não seria simpática, assim como não  foi na revolução industrial. 

Pois bem, esta tendência (que se consolidará com certeza) aponta para o fato de a necessidade de se atualizar, de aprender e se desenvolver cognitivamente é vital para cada um de nós. E aqui vem a boa notícia! Finalmente temos a liberdade de aprender e as tecnologias possuem papel fundamental e democratizador nesta possibilidade, especialmente em função da Internet! E o argumento de que o que está na internet não presta, a muito foi ultrapassado e só é recorrente entre aqueles e aquelas que não a conhecem. Você sabia que o Instituto de Tecnologia de Massachusetts [web.mit.edu], a uma das melhores instituições de ensino do mundo, oferece milhares de cursos grátis em inúmeras áreas para que você os faça pela internet? E que muitos deles são em português? E o melhor, que ao final você é certificado em caso de aprovação? A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (UNICAMP) e diversas outras fora e dentro do país também! O que estamos esperando para aprender o que quisermos?



Tradicionalmente, os processos de aprendizagem tem seus momentos, temáticas e conteúdos definidos pela Escola e pela Universidade. Em um mundo de informações digitais em fluxo, cada indivíduo pode criar seus momentos de aprendizagem sobre os temas de seu interesse. A Educação formal deve assumir o papel de interlocutora crítica e criativa com estes sujeitos que possuem uma percepção ampla do mundo, interesses singulares e relevantes e que, dentro em pouco, não precisarão de instituições de ensino que se colocam como mais uma fonte de informação.

É claro que esta questão não é tão linear e possui seus pontos de tensão a serem discutidos. Neste sentido, de 18 a 20 de abril, a Universidade de Passo Fundo estará realizando o IV Seminário Nacional de Inclusão Digital cuja temática é exatamente a desta coluna: "A Liberdade Digital de Aprender". No site do evento [senid.upf.br] está disponível a programação completa. Por fim, aproveito esta coluna para te convidar a estar conosco, independentemente de inscrever-se no evento, afinal, a liberdade de aprender é nosso direito, não? Venha conhecer este novo contexto de aprendizagem!

Esta coluna também está disponível em http://nossacibervida.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc