As tecnologias no cotidiano escolar

Parece claro, que as tecnologias impõem muitas mudanças no cotidiano esolar. é preciso repensar nosso papel de professores, considerar as expectativas e características de nossos estudantes e o potencial das tecnologias para a criação de espaços criativos e inovadores de apresndizagem.

Existem muitas tecnologias que nos autorizam a assumir o papel de autores, abandonando de forma significativa a passivildade de receptores de informações que temos (a séculos) assumido e aceitado. Mas me inquieta saber quais são as diferentes sensações  que nós professores vivenciamos quando somos desafiados à apropriação destes recursos em nossa profissão, ou na Escola no sentido mais amplo da palavra.

Bem, acho que este pode ser um espaço legal de discussão. Ah, lembre-se de deixar aqui a sua opinião e o endereço do seu canal do youtube!


Comentários

  1. Realmente a tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano escolar, por isso é preciso adotar novos métodos de ensino,a fim de estimular o total aproveitamento que essa tecnologia nos possibilita.

    ResponderExcluir
  2. O educador precisa fazer parte deste mundo da tecnologia, ter acesso a esse tipo de informação, para poder auxiliar seus alunos a solucionar problemas em todos os níveis e ajudá-los a não se sentirem excluídos e terem condições de participar de suas descobertas com mais interesse e dedicação.
    Temos que nos atualizar rapidamente,ou ficaremos analfabetos digitais em muito pouco tempo.Lembrando que não pode ensinar aquele que deixou de aprender.

    http://www.youtube.com/rosanaimacre

    ResponderExcluir
  3. Para mim, pessoalmente, está sendo muito rica e significativa essa disciplina: Tecnologia em Educação. pois estamos vivendo um momento históricomarcado pelos avanços na comunicação, na informática e por outras tantas transformações tecnológicas... Essas transformações provocam mudanças na vida social, econômica, política, cultural e outras.
    Hoje, nós professores,nos vemos diante de um grande desafio, medo e ao mesmo tempo uma oportunidade em nossa caminhada pessoal e profissional. As facilidades técnicas oferecidas possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo diversidades de atividades. Para tanto, o professor é convidado a pesquisar, observar, ter contato sem medo, conhecer o que as novas tecnologias têm a oferecer, a fim de tornar suas aulas, mais dinâmicas e criativas. Nunca houve tanta informação e conhecimentos disponíveis num espaço de tempo tão curto.
    As tecnologias permitem abrir as escolas para o mundo. No entanto, há muito que mudar. É necessário investimento financeiro, formação, preparo e aperfeiçoamento profissional. É importante que os professores repensem sua prática cotidiana. O caminho é longo! precisa-se arriscar sem medo e perseverar nesse processo. Vai exigir de cada um de nós, professores e também dos alunos, quebras de paradigmas pessoais...É urgente: parar e refletir nossa prática pedagógica diante de tantas transformações no contexto educacional.

    ResponderExcluir
  4. As tecnologias no cotidiano escolar permitem abrir as escolas para o mundo e trazer o mundo para as escolas. Também há necessidade de preparo e aperfeiçoamento profissional. É um grande desafio. Não basta ter acesso, é preciso saber utilizá-las, selecionar informações para resolver problemas e ser agente transformador do cotidiano. Exigirá mudanças dos professores e também dos alunos.


    Canal do YouTube: http://www.youtube.com/gladisseminoti

    Abraços Gládis!!

    ResponderExcluir
  5. Na sociedade da informação todos nós estamos reaprendendo a nos comunicar, a interagir, conhecer e integrar o humano e o tecnológico. No cotidiano escolar a aula é um espaço contínuo de aprendizagem onde novas tecnologias vem para contribuir no processo de ensino-aprendizagem de forma inovadora, criativa e fascinante para os alunos, onde o professor também é desafiado a aprender e dominar essas novas formas de comunicação para ajudar o seu aluno a aprender, sendo ele o motivador para um ensino com novas tecnologias, possibilitando um espaço de integração entre mundo tecnológico, professor, aluno, escola, sociedade e aprendizagem.
    http://www.youtube.com/user/CrisFrosi1981?feature=mhee

    ResponderExcluir
  6. Estamos realmente assumindo o papel de autores, experimentando várias sensações, que vão desde a insegurança e o medo ao utilizarmos os novos recursos, até o prazer da apropriação desses conhecimentos, informações e tecnologias. Estamos buscando o entendimento dessas tecnologias que estão acessíveis a todos e que podem ser utilizados por nós professores, para oportunizar e auxiliar no aprendizado de nossos alunos, com aulas mais atrativas.

    ResponderExcluir
  7. É inevitável na era em que vivemos não nos adaptarmos a utilizar qualquer recurso tecnológico disponível ao nosso ensino aprendizado.
    A tecnologia está presente nas tarefas mais simples do nosso dia a dia, apenas precisamos nos educarmos a utiliza-las como ferramentas facilitadoras.
    Precisamos mudar a forma de ensinar nosso aluno através da interação direta com os recursos tecnológicos, também assim como nossos professores para que não permaneçam resistentes e atrasados em relação a visão avançada dos nossos alunos perante a tecnologia.

    ResponderExcluir
  8. Obs.: Canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/RosaScheidt?feature=mhee

    ResponderExcluir
  9. As tecnologias nas escolas chegaram com força total e para ficar dando suporte tanto aos professores quanto para alunos inseridos no ambiente escolar.
    As novas tecnologias são reconhecidas como patrimônio social, vital para que o direito a livre expressão e o acesso a informação sejam exercidos.
    É importante e necessário professores e alunos estarem cada vez mais capacitados ao mundo tecnológico, este que só tende a evoluir e trazer beneficios a ambos.
    www.youtube.com/user/angelicabueno24

    ResponderExcluir
  10. Estamos realmente assumindo o papel de autores, experimentando várias sensações que vão desde a insegurança e o medo ao sermos apresentados aos novos recursos, até o prazer da apropriação desses conhecimentos, e tecnologias.
    Buscamos o entendimento dessas novas tecnologias que estão acessíveis a todos e que devem ser utilizados por nós professores para oportunizar e auxiliar no aprendizado dos nossos alunos.

    http://www.youtube.com/vivianeprates1971

    ResponderExcluir
  11. Em todos os ambientes de trabalho as novas tecnologias tem tirado o sono das pessoas, pois mudam o seu cotidiano,fazem as pessoas se reciclarem e no ambiente escolar não é diferente. Os professores tem se deparado com as novas tecnologias e isso tem os deixados com alguns medos, mas nem sempre buscam aperfeiçoamento, pois isso requer tempo e disposição para aprender coisas novas. Precisamos estar dispostos para adquirir novos conhecimentos e assim poder desenvolver um bom trabalho junto dos nossos alunos, fazendo assim com que haja um bom desenvolvimento e aprendizagem de todos.

    ResponderExcluir
  12. O professor vive na atualidade mais um desafio: conhecer, compreender e interagir com o mundo tecnológico em que os educandos estão envolvidos no momento, para que a tecnologia se torne um instrumento interativo de conhecimentos e aprendizagens no espaço escolar, no entanto compreendo que o maior desafio é desenvolver no mesmo um olhar critico sobre os cuidados que se deve ter com utilização de todos estes recursos, tornando a sala de aula um espaço de discussão e interação.
    www.youtub.com|marlywebber

    ResponderExcluir
  13. Vivemos um momento de transição e inovação tecnológica, que ao mesmo tempo em que desafia, assusta. Os professores que são desafiados e encaram essas buscas, aprimoram sua prática pedagógica e extraem o maximo de que esses recursos proporcionam, entretanto uma grande parcela de professores sentem-se ameassados, acomodados e amedrontados.
    http://www.youtube.com/user/marilenegomesO

    ResponderExcluir
  14. Vivemos um momento de transição e inovação tecnológica, que ao mesmo tempo em que desafia, assusta. Os professores que são desafiados e encaram essas buscas, aprimoram sua prática pedagógica e extraem o maximo de que esses recursos proporcionam, entretanto uma grande parcela de professores sentem-se ameassados, acomodados e amedrontados.
    http://www.youtube.com/user/marilenegomesO

    ResponderExcluir
  15. Vivemos um momento de transição e inovação tecnológica, que ao mesmo tempo em que desafia, assusta. Os professores que são desafiados e encaram essas buscas, aprimoram sua prática pedagógica e extraem o maximo de que esses recursos proporcionam, entretanto uma grande parcela de professores sentem-se ameassados, acomodados e amedrontados.
    http://www.youtube.com/user/marilenegomesO

    ResponderExcluir
  16. Vivemos um momento de transição e inovação tecnológica, que ao mesmo tempo em que desafia, assusta. Os professores que são desafiados e encaram essas buscas, aprimoram sua prática pedagógica e extraem o maximo de que esses recursos proporcionam, entretanto uma grande parcela de professores sentem-se ameassados, acomodados e amedrontados.
    http://www.youtube.com/user/marilenegomesO

    ResponderExcluir
  17. A tecnologia faz parte do cotidiano de todas as sociedades, altera a maneira de ser e de viver de cada cidadão. A escola com seus profissionais da e ducação não podem ficar a margem deste novo tempo. Hoje há necessidade de se apropriar das tecnologias como um todo, o professor deve estar apto a direcionar o seu uso em sala de aula e fora dela, bem como utilizar seus recursos, por meio de ações que realmente integrem estas tecnologias emergentes no contexto pedagógico.A forma de aprender está mudando e a tecnologia está a frente desta mudança, pois seja com o uso do celular, da internet, ou do computador as pessoas interagem,trabalham, se comunicam, divertem-se e principalmente aprendem de uma maneira veloz, dinâmica e colaborativa. A aula se converte num espaço real de interação, de troca de resultados, de enriquecimento, de discussão e adaptação dos dados a realidade do aluno.O professor não é um informador, mas deverá ser o coordenador do processo de ensino aprendizagem.O grande avanço neste campo de preparação de aulas está na possibilidade de consulta a colegas conhecidos ou desconhecidos, a especialistas, de perguntar e obter respostas sobre dúvida, métodos e materiais e estratégias de ensino aprendizagem. O papel do professor não é somente coletar a informação, mas trabalhá-la, escolhê-la, confrontando visões, metodologias e resultados.Essas novas tecnologias serão ótimas para professores inquietos,atentos a novidades, que desejam atualizar-se, comunicar-se mais,mas um tormento para os acomodados que estão acostumados a dar suas aulas sempre do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  18. Claudete, 31 de maio de 2012
    Considerando que as tecnologias estão presentes no dia-a-dia de nossos alunos sendo cada vez mais buscadas por estes.Temos que levar para o espaço de sala de aula os inúmeros recursos que a tecnologia nos proporciona e valer-nos das infinitas possibilidades oferecidas.
    Temos a consciência que este é um longo,lento e contínuo processo que precisamos iniciar.O desafio é imenso mas faz-se necessário,pois se não o persistirmos estaremos fechando a porta do futuro a nossos alunos.
    http:/www.youtube.com/claudete475

    ResponderExcluir
  19. Patrícia Vilarino Pereira1 de junho de 2012 18:51

    A tecnologia está inserida na vida das pessoas inclusive no ambiente escolar. O professor considera a tecnologia como um desafio e uma oportunidade de crescimento assim o professor é fundamental para o desenvolvimento da tecnologia na escola, podemos considerar que tudo ao nosso redor passa por transformação tecnológica.

    http://www.youtube.com/patriciamat1987

    ResponderExcluir
  20. Canal do You Tube: WWW.youtube.com/LuceliaPicoli

    ResponderExcluir
  21. Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, cujo avanço é visivelmente notadonos mais diversos campos de atuação. Os educadores precisam adequar-se e fazer o uso correto dessas metodologiasde ensino que permitem uma exploração ampla e abrangente dos conceitos tratados em sala de aula pelo professor.É importante instigar os alunos a fazer o uso correto dessas tecnologias aproveitando ao máximo os benefícios que a mesma nos proporciona.

    Canal do Youtube: youtube.com/MauricioMaciel1989

    ResponderExcluir
  22. a tecnologia pra mim e a melhor coisa que existe...kkkkkkk .. por exemplo meu celular serve pra estudar..mentiraaaaa..kkkkkk serve pra eu navegar nas redes sociais e jogar.kkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário