Pular para o conteúdo principal

As tecnologias no cotidiano escolar

Parece claro, que as tecnologias impõem muitas mudanças no cotidiano esolar. é preciso repensar nosso papel de professores, considerar as expectativas e características de nossos estudantes e o potencial das tecnologias para a criação de espaços criativos e inovadores de apresndizagem.

Existem muitas tecnologias que nos autorizam a assumir o papel de autores, abandonando de forma significativa a passivildade de receptores de informações que temos (a séculos) assumido e aceitado. Mas me inquieta saber quais são as diferentes sensações  que nós professores vivenciamos quando somos desafiados à apropriação destes recursos em nossa profissão, ou na Escola no sentido mais amplo da palavra.

Bem, acho que este pode ser um espaço legal de discussão. Ah, lembre-se de deixar aqui a sua opinião e o endereço do seu canal do youtube!


Comentários

  1. Realmente a tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano escolar, por isso é preciso adotar novos métodos de ensino,a fim de estimular o total aproveitamento que essa tecnologia nos possibilita.

    ResponderExcluir
  2. O educador precisa fazer parte deste mundo da tecnologia, ter acesso a esse tipo de informação, para poder auxiliar seus alunos a solucionar problemas em todos os níveis e ajudá-los a não se sentirem excluídos e terem condições de participar de suas descobertas com mais interesse e dedicação.
    Temos que nos atualizar rapidamente,ou ficaremos analfabetos digitais em muito pouco tempo.Lembrando que não pode ensinar aquele que deixou de aprender.

    http://www.youtube.com/rosanaimacre

    ResponderExcluir
  3. Para mim, pessoalmente, está sendo muito rica e significativa essa disciplina: Tecnologia em Educação. pois estamos vivendo um momento históricomarcado pelos avanços na comunicação, na informática e por outras tantas transformações tecnológicas... Essas transformações provocam mudanças na vida social, econômica, política, cultural e outras.
    Hoje, nós professores,nos vemos diante de um grande desafio, medo e ao mesmo tempo uma oportunidade em nossa caminhada pessoal e profissional. As facilidades técnicas oferecidas possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo diversidades de atividades. Para tanto, o professor é convidado a pesquisar, observar, ter contato sem medo, conhecer o que as novas tecnologias têm a oferecer, a fim de tornar suas aulas, mais dinâmicas e criativas. Nunca houve tanta informação e conhecimentos disponíveis num espaço de tempo tão curto.
    As tecnologias permitem abrir as escolas para o mundo. No entanto, há muito que mudar. É necessário investimento financeiro, formação, preparo e aperfeiçoamento profissional. É importante que os professores repensem sua prática cotidiana. O caminho é longo! precisa-se arriscar sem medo e perseverar nesse processo. Vai exigir de cada um de nós, professores e também dos alunos, quebras de paradigmas pessoais...É urgente: parar e refletir nossa prática pedagógica diante de tantas transformações no contexto educacional.

    ResponderExcluir
  4. As tecnologias no cotidiano escolar permitem abrir as escolas para o mundo e trazer o mundo para as escolas. Também há necessidade de preparo e aperfeiçoamento profissional. É um grande desafio. Não basta ter acesso, é preciso saber utilizá-las, selecionar informações para resolver problemas e ser agente transformador do cotidiano. Exigirá mudanças dos professores e também dos alunos.


    Canal do YouTube: http://www.youtube.com/gladisseminoti

    Abraços Gládis!!

    ResponderExcluir
  5. Na sociedade da informação todos nós estamos reaprendendo a nos comunicar, a interagir, conhecer e integrar o humano e o tecnológico. No cotidiano escolar a aula é um espaço contínuo de aprendizagem onde novas tecnologias vem para contribuir no processo de ensino-aprendizagem de forma inovadora, criativa e fascinante para os alunos, onde o professor também é desafiado a aprender e dominar essas novas formas de comunicação para ajudar o seu aluno a aprender, sendo ele o motivador para um ensino com novas tecnologias, possibilitando um espaço de integração entre mundo tecnológico, professor, aluno, escola, sociedade e aprendizagem.
    http://www.youtube.com/user/CrisFrosi1981?feature=mhee

    ResponderExcluir
  6. Estamos realmente assumindo o papel de autores, experimentando várias sensações, que vão desde a insegurança e o medo ao utilizarmos os novos recursos, até o prazer da apropriação desses conhecimentos, informações e tecnologias. Estamos buscando o entendimento dessas tecnologias que estão acessíveis a todos e que podem ser utilizados por nós professores, para oportunizar e auxiliar no aprendizado de nossos alunos, com aulas mais atrativas.

    ResponderExcluir
  7. É inevitável na era em que vivemos não nos adaptarmos a utilizar qualquer recurso tecnológico disponível ao nosso ensino aprendizado.
    A tecnologia está presente nas tarefas mais simples do nosso dia a dia, apenas precisamos nos educarmos a utiliza-las como ferramentas facilitadoras.
    Precisamos mudar a forma de ensinar nosso aluno através da interação direta com os recursos tecnológicos, também assim como nossos professores para que não permaneçam resistentes e atrasados em relação a visão avançada dos nossos alunos perante a tecnologia.

    ResponderExcluir
  8. Obs.: Canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/RosaScheidt?feature=mhee

    ResponderExcluir
  9. As tecnologias nas escolas chegaram com força total e para ficar dando suporte tanto aos professores quanto para alunos inseridos no ambiente escolar.
    As novas tecnologias são reconhecidas como patrimônio social, vital para que o direito a livre expressão e o acesso a informação sejam exercidos.
    É importante e necessário professores e alunos estarem cada vez mais capacitados ao mundo tecnológico, este que só tende a evoluir e trazer beneficios a ambos.
    www.youtube.com/user/angelicabueno24

    ResponderExcluir
  10. Estamos realmente assumindo o papel de autores, experimentando várias sensações que vão desde a insegurança e o medo ao sermos apresentados aos novos recursos, até o prazer da apropriação desses conhecimentos, e tecnologias.
    Buscamos o entendimento dessas novas tecnologias que estão acessíveis a todos e que devem ser utilizados por nós professores para oportunizar e auxiliar no aprendizado dos nossos alunos.

    http://www.youtube.com/vivianeprates1971

    ResponderExcluir
  11. Em todos os ambientes de trabalho as novas tecnologias tem tirado o sono das pessoas, pois mudam o seu cotidiano,fazem as pessoas se reciclarem e no ambiente escolar não é diferente. Os professores tem se deparado com as novas tecnologias e isso tem os deixados com alguns medos, mas nem sempre buscam aperfeiçoamento, pois isso requer tempo e disposição para aprender coisas novas. Precisamos estar dispostos para adquirir novos conhecimentos e assim poder desenvolver um bom trabalho junto dos nossos alunos, fazendo assim com que haja um bom desenvolvimento e aprendizagem de todos.

    ResponderExcluir
  12. O professor vive na atualidade mais um desafio: conhecer, compreender e interagir com o mundo tecnológico em que os educandos estão envolvidos no momento, para que a tecnologia se torne um instrumento interativo de conhecimentos e aprendizagens no espaço escolar, no entanto compreendo que o maior desafio é desenvolver no mesmo um olhar critico sobre os cuidados que se deve ter com utilização de todos estes recursos, tornando a sala de aula um espaço de discussão e interação.
    www.youtub.com|marlywebber

    ResponderExcluir
  13. Vivemos um momento de transição e inovação tecnológica, que ao mesmo tempo em que desafia, assusta. Os professores que são desafiados e encaram essas buscas, aprimoram sua prática pedagógica e extraem o maximo de que esses recursos proporcionam, entretanto uma grande parcela de professores sentem-se ameassados, acomodados e amedrontados.
    http://www.youtube.com/user/marilenegomesO

    ResponderExcluir
  14. Vivemos um momento de transição e inovação tecnológica, que ao mesmo tempo em que desafia, assusta. Os professores que são desafiados e encaram essas buscas, aprimoram sua prática pedagógica e extraem o maximo de que esses recursos proporcionam, entretanto uma grande parcela de professores sentem-se ameassados, acomodados e amedrontados.
    http://www.youtube.com/user/marilenegomesO

    ResponderExcluir
  15. Vivemos um momento de transição e inovação tecnológica, que ao mesmo tempo em que desafia, assusta. Os professores que são desafiados e encaram essas buscas, aprimoram sua prática pedagógica e extraem o maximo de que esses recursos proporcionam, entretanto uma grande parcela de professores sentem-se ameassados, acomodados e amedrontados.
    http://www.youtube.com/user/marilenegomesO

    ResponderExcluir
  16. Vivemos um momento de transição e inovação tecnológica, que ao mesmo tempo em que desafia, assusta. Os professores que são desafiados e encaram essas buscas, aprimoram sua prática pedagógica e extraem o maximo de que esses recursos proporcionam, entretanto uma grande parcela de professores sentem-se ameassados, acomodados e amedrontados.
    http://www.youtube.com/user/marilenegomesO

    ResponderExcluir
  17. A tecnologia faz parte do cotidiano de todas as sociedades, altera a maneira de ser e de viver de cada cidadão. A escola com seus profissionais da e ducação não podem ficar a margem deste novo tempo. Hoje há necessidade de se apropriar das tecnologias como um todo, o professor deve estar apto a direcionar o seu uso em sala de aula e fora dela, bem como utilizar seus recursos, por meio de ações que realmente integrem estas tecnologias emergentes no contexto pedagógico.A forma de aprender está mudando e a tecnologia está a frente desta mudança, pois seja com o uso do celular, da internet, ou do computador as pessoas interagem,trabalham, se comunicam, divertem-se e principalmente aprendem de uma maneira veloz, dinâmica e colaborativa. A aula se converte num espaço real de interação, de troca de resultados, de enriquecimento, de discussão e adaptação dos dados a realidade do aluno.O professor não é um informador, mas deverá ser o coordenador do processo de ensino aprendizagem.O grande avanço neste campo de preparação de aulas está na possibilidade de consulta a colegas conhecidos ou desconhecidos, a especialistas, de perguntar e obter respostas sobre dúvida, métodos e materiais e estratégias de ensino aprendizagem. O papel do professor não é somente coletar a informação, mas trabalhá-la, escolhê-la, confrontando visões, metodologias e resultados.Essas novas tecnologias serão ótimas para professores inquietos,atentos a novidades, que desejam atualizar-se, comunicar-se mais,mas um tormento para os acomodados que estão acostumados a dar suas aulas sempre do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  18. Claudete, 31 de maio de 2012
    Considerando que as tecnologias estão presentes no dia-a-dia de nossos alunos sendo cada vez mais buscadas por estes.Temos que levar para o espaço de sala de aula os inúmeros recursos que a tecnologia nos proporciona e valer-nos das infinitas possibilidades oferecidas.
    Temos a consciência que este é um longo,lento e contínuo processo que precisamos iniciar.O desafio é imenso mas faz-se necessário,pois se não o persistirmos estaremos fechando a porta do futuro a nossos alunos.
    http:/www.youtube.com/claudete475

    ResponderExcluir
  19. Patrícia Vilarino Pereira1 de junho de 2012 às 18:51

    A tecnologia está inserida na vida das pessoas inclusive no ambiente escolar. O professor considera a tecnologia como um desafio e uma oportunidade de crescimento assim o professor é fundamental para o desenvolvimento da tecnologia na escola, podemos considerar que tudo ao nosso redor passa por transformação tecnológica.

    http://www.youtube.com/patriciamat1987

    ResponderExcluir
  20. Canal do You Tube: WWW.youtube.com/LuceliaPicoli

    ResponderExcluir
  21. Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, cujo avanço é visivelmente notadonos mais diversos campos de atuação. Os educadores precisam adequar-se e fazer o uso correto dessas metodologiasde ensino que permitem uma exploração ampla e abrangente dos conceitos tratados em sala de aula pelo professor.É importante instigar os alunos a fazer o uso correto dessas tecnologias aproveitando ao máximo os benefícios que a mesma nos proporciona.

    Canal do Youtube: youtube.com/MauricioMaciel1989

    ResponderExcluir
  22. a tecnologia pra mim e a melhor coisa que existe...kkkkkkk .. por exemplo meu celular serve pra estudar..mentiraaaaa..kkkkkk serve pra eu navegar nas redes sociais e jogar.kkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete