Use as tecnologias para vencer a guerra!

Adriano Canabarro Teixeira
Doutor em Informática Aplicada em Educação, pós-doutor em Educação, professor e pesquisador do Curso de Ciência da Computação e nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UPF.

Segundo consta, o nome "março" surgiu na Roma Antiga, quando era o primeiro mês do ano. Então denominado Martius, de Marte, fazia referência ao deus romano da guerra. Pois é, para muitos março é de fato uma guerra. Lutamos para retomar o ritmo e para construir as competências necessárias para alcançarmos nossas metas traçadas lá no já aparentemente tão longínquo janeiro.
Assim, escrevo esta coluna, e provavelmente algumas das próximas, para dar algumas dicas sobre ferramentas, recursos e condutas na internet que podem ser valiosas nesta nossa busca por produtividade, sem contudo, prejudicarmos nossa qualidade de vida.
Existe uma infinidade de dicas, começo com aquelas mais comuns e vou atendendo às demandas que surgirão através do blog indicado abaixo onde podemos interagir. Minha opção para março: E-mail.
O e-mail, conhecido como correio eletrônico, equivale a uma carta onde um remetente envia uma mensagem para um destinatário. É uma ferramenta poderosa e, ao contrário das previsões pró redes sociais, ainda é muito utilizado pelas pessoas seja no seu trabalho, seja em sua vida pessoal. Assim, aqui vão algumas dicas importantes:
1. Defina um horário do dia para a leitura de seus e-mails. O hábito de ler sua caixa de e-mails sempre que estiver em frente a um computador pode ser tão contra producente quanto lê-los somente uma vez por semana;
2. Nunca - eu escrevi NUNCA - abra arquivos anexados aos seus e-mails sem que seu antivírus esteja devidamente atualizado. Em especial quando forem arquivos do tipo ppt, na imensa maioria das vezes suas lindas mensagens trazem consigo ameaças reais ao seu computador e aos seus dados;
3. Muitos de nós temos 2 ou 3 endereços de e-mail diferentes o que implica repetir procedimentos de acesso a diferentes sites para ler as mensagens de cada caixa. Pois bem, a imensa maioria dos servidores de e-mail permitem o encaminhamento automático das mensagens para um outro servidor. Este recurso possibilita a leitura de todas as contas de e-mail em uma única.

Limitado pelo espaço das 300 palavras da coluna, indico o site http://cartilha.cert.br/uso-seguro/ onde é possível encontrar muitas, mas muitas dicas interessantes sobre como utilizar os recursos da internet para aumentar sua produtividade  com segurança. Bem, espero que estas dicas possam ajudar nesta batalha que é março. ;-) 
Bom trabalho e boa vida!

















Esta coluna está disponível em


Colunas anteriores:

[Somando de Fevereiro  2014]

[Somando de Janeiro  2014]

http://goo.gl/qtz8VG  [Somando de Dezembro 2013]

http://goo.gl/vMpsDb  [Somando de Novembro 2013]




Comentários