Pular para o conteúdo principal

Use as tecnologias para vencer a guerra!

Adriano Canabarro Teixeira
Doutor em Informática Aplicada em Educação, pós-doutor em Educação, professor e pesquisador do Curso de Ciência da Computação e nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UPF.

Segundo consta, o nome "março" surgiu na Roma Antiga, quando era o primeiro mês do ano. Então denominado Martius, de Marte, fazia referência ao deus romano da guerra. Pois é, para muitos março é de fato uma guerra. Lutamos para retomar o ritmo e para construir as competências necessárias para alcançarmos nossas metas traçadas lá no já aparentemente tão longínquo janeiro.
Assim, escrevo esta coluna, e provavelmente algumas das próximas, para dar algumas dicas sobre ferramentas, recursos e condutas na internet que podem ser valiosas nesta nossa busca por produtividade, sem contudo, prejudicarmos nossa qualidade de vida.
Existe uma infinidade de dicas, começo com aquelas mais comuns e vou atendendo às demandas que surgirão através do blog indicado abaixo onde podemos interagir. Minha opção para março: E-mail.
O e-mail, conhecido como correio eletrônico, equivale a uma carta onde um remetente envia uma mensagem para um destinatário. É uma ferramenta poderosa e, ao contrário das previsões pró redes sociais, ainda é muito utilizado pelas pessoas seja no seu trabalho, seja em sua vida pessoal. Assim, aqui vão algumas dicas importantes:
1. Defina um horário do dia para a leitura de seus e-mails. O hábito de ler sua caixa de e-mails sempre que estiver em frente a um computador pode ser tão contra producente quanto lê-los somente uma vez por semana;
2. Nunca - eu escrevi NUNCA - abra arquivos anexados aos seus e-mails sem que seu antivírus esteja devidamente atualizado. Em especial quando forem arquivos do tipo ppt, na imensa maioria das vezes suas lindas mensagens trazem consigo ameaças reais ao seu computador e aos seus dados;
3. Muitos de nós temos 2 ou 3 endereços de e-mail diferentes o que implica repetir procedimentos de acesso a diferentes sites para ler as mensagens de cada caixa. Pois bem, a imensa maioria dos servidores de e-mail permitem o encaminhamento automático das mensagens para um outro servidor. Este recurso possibilita a leitura de todas as contas de e-mail em uma única.

Limitado pelo espaço das 300 palavras da coluna, indico o site http://cartilha.cert.br/uso-seguro/ onde é possível encontrar muitas, mas muitas dicas interessantes sobre como utilizar os recursos da internet para aumentar sua produtividade  com segurança. Bem, espero que estas dicas possam ajudar nesta batalha que é março. ;-) 
Bom trabalho e boa vida!

















Esta coluna está disponível em


Colunas anteriores:

[Somando de Fevereiro  2014]

[Somando de Janeiro  2014]

http://goo.gl/qtz8VG  [Somando de Dezembro 2013]

http://goo.gl/vMpsDb  [Somando de Novembro 2013]




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc