Pular para o conteúdo principal

Pense elevado! #THINKHIGHER

Coluna da Revista Somando do mês de setembro de 2015!
Pense elevado! #THINKHIGHER


Adriano Canabarro Teixeira
Doutor em Informática Aplicada em Educação, pós-doutor em Educação, professor titular e pesquisador do Curso de Ciência da Computação e dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UPF.
Contato: teixeira@upf.br

A premissa deste mês me agrada bastante uma vez que chama a elevar nossa concepção de existência, qualificando-a como espaço de ser superior, conectado às demandas do mundo e comprometido à atendê-las dentro de nossas áreas e possibilidades. E pasme! Muitas vezes sem lucro! Assim, faço o convite para que venha comigo e ThinkHigher!

Temos duas dimensões de pensamento, uma estreita e uma ampla. A primeira está ligada às demandas pessoais e situações que dizem respeito a individualidades e que está muito ligada à minha área de abrangência geográfica. A segunda por sua vez, ampliada e conectada a realidades e urgências maiores, se dilata e possibilita a compreensão das coisas de perspectivas diferentes e mais complexas.

Ao reconhecer que, em um contexto onde temos mais de 7 bilhões de habitantes em um planeta que tem condições de fornecer condições de vida dignas a 3 bilhões, é urgente que pensemos amplo, que tenhamos uma atitude de auxílio ao outro pois, ao nos comprometermos com o todo, estamos comprometidos com a manutenção da raça humana.



Está na hora de cair a ficha! Estamos no mundo para transformar e se não for por isto, estamos simplesmente ocupando espaço! Não existe outra forma de existência sustentável que não tenha a ver com a colaboração com o outro. É certo que nosso envolvimento com uma causa é proporcional à nossa identificação com ela, à sua aproximação com os propósitos de vida que cada um tem - ou deveria ter!

Pois bem, em um mundo conectado pelas tecnologias, onde ações de um lado do planeta tem reflexos sobre os indivíduos independentemente de onde estejam, é possível que nos comprometamos a atuar fortemente em torno de uma causa, qualquer que seja. O contexto tecnológico em que vivemos abre reais possibilidades para que esta ajuda ao outro seja possível do ponto de vista do indivíduo. Amplia sobremaneira o alcance da ação humana.

E existem uma infinidade de formas de se comprometer com o mundo! Na plataforma Livemocha, por exemplo, você aprende outro idioma em troca de ensinar o seu a alguém. Ou seja, para você fazer 15 minutos de aula do idioma alemão, deve ensinar 15 minutos de português! Ou ainda, se você possui uma habilidade muito grande em jardinagem - ou qualquer outro assunto, pode criar um canal do youtube totalmente direcionado para este fim e destinado a pessoas que desejam iniciar nesta área e que poderão se beneficiar de seu conhecimento sem nenhum tipo de custo. 

No mundo contemporâneo nosso valor está atrelado ao bem que proporcionamos à comunidade e não a títulos ou posses. Assim foi no início da internet, onde a cultura hacker tinha o seguinte princípio: Meu valor está na minha competência e na forma como eu a utilizo para melhorar a comunidade, para construir um mundo melhor! 

Amplie seu pensamento! Mude o mundo!



[Somando de agosto de 2015]
[Somando de julho de 2015]
[Somando de junho de 2015]
[Somando de maio de 2015]
[Somando de abril 2015]
[Somando de março 2015]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete