Pular para o conteúdo principal

#Be useful: Seja útil! Se não for, ao menos não atrapalhe ;-)

Coluna de dezembro de 2015 da Revista Somando

#Be useful: Seja útil! Se não for, ao menos não atrapalhe ;-)

Bem, esta coluna fecha o ano de 2015 onde minha proposta foi apresentar as 11 premissas da pesquisa The Revolution Communication, organizada a partir de entrevistas feitas com especialistas brasileiros e estrangeiros. O objetivo do estudo foi, a partir destes depoimentos e análises, elencar questões que são fundamentais ao cidadão do mundo contemporâneo. 

Cada uma das 11 premissas analisa o mundo a partir de um viés da comunicação e da informação, entretanto, busco sempre refletir acerca dos desdobramentos que ela tem sobre a constituição de cada um de nós e sobre o seu impacto em nossas vidas. Neste mês apresento a última premissa que, ao meu ver, é uma das mais importantes: ser útil!

Um dos elementos importantes e que merece destaque é que passamos de um mundo em que pensamos em qual a utilidade que as coisas tem para mim, para um contexto em que devemos pensar na utilidade que nós temos para o mundo! De que forma nossas diferentes habilidades, competências e interesses podem servir à criação de condições dignas de vida no planeta. Utilidade esta potencializada por conta das redes digitais de computadores que ampliam nossas possibilidades de ação sobre o mundo. 

A cultura digital, tema desta coluna, possui inúmeras iniciativas que vão ao encontro desta busca por ser útil. O Creative Commons, por exemplo, é uma licença de direitos autorais que facilita a criação de conteúdos colaborativos. Um exemplo claro do seu poder é a wikipedia (*), a maior enciclopédia do mundo. Livre e construída colaborativamente. Esta vontade de ser útil é expressada pela participação voluntária e anônima de milhares de pessoas ao redor do planeta e faz da wikipedia uma enciclopédia colaborativa com mais de 30 milhões de verbetes em mais de 270 idiomas. Enfim, o mundo digital nos dá inúmeras possibilidade de sermos úteis ao mundo! Basta que nos demos conta disto. 

Bem, finalizo por aqui o tratamento da premissa e passo ao que se espera para uma coluna de fechamento de ano. Foram 12 meses dedicados a dialogar com cada leitor da revista somando, a qual agradeço enormemente o oportunidade de seu útil. A cada pessoa que leu a coluna na revista ou no Blog e que de, alguma forma interagiu com as provocações e reflexões feitas nestes 12 meses, desejo um feliz e abençoado natal e um ano novo de muita saúde e properidade. E não esqueça: servir cria uma relação de prazer enorme, e temos que redescobrir isto! 

(*) pt.wikipedia.org

Todas as colunas estão disponíveis em http://nossacibervida.blogspot.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete