E aí? já Tweetou hoje?

Coluna de Janeiro de 2016
Revista Somando


Ano novo! Vida nova! Mas, contrariamente ao que fiz em janeiro de 2015, não vou falar sobre propósitos ou planejamento de férias. Muito provavelmente você já tem sua própria lista de propósitos - que sinceramente espero que neste ano seja cumprida ;-), bem como as definições de seu merecido descanso. 

Pois bem, meu desejo em 2016, até que algo mais importante se imponha à minha programação de colunas, é ajudar cada leitor e leitora a conhecer o poder das ferramentas e aplicativos que o mundo digital coloca na ponta de nossos dedos e que, sem dúvida, são elementos determinantes para nossa efetiva participação na sociedade contemporânea.

Este mês é a vez do Twitter, conheces? Trata-se de uma rede social que pode funcionar como um microblog. Ou seja, pode servir para que você escreva pequenos textos de até 140 caracteres e, todos aqueles que estiverem conectados a você terão acesso em tempo real ao que você escreveu. Também serve para que você receba mensagens de pessoas, instituições, revistas, ou qualquer um que queira seguir.

Você pode usar o Twitter no navegador de seu computador - basta digitar na barra de endereços "twitter.com" - ou baixar o aplicativo no seu celular. Contrariamente às mídias de comunicação de massa, no Twitter você escolhe que informações deseja receber e isto é fantástico! Pela primeira vez podemos escolher de fato aquilo que nos interessa!

Para procurar o perfil de alguém basta digital @+nome_da_pessoa. Por exemplo, uma vez no microblog, se você digitar @ateixeirars, terá acesso à minha linha do tempo e meus tweets, como chamamos cada atualização feita! O perfil de Twitter mais popular no Brasil em 2015 foi o do jogador brasileiro @kaka. 

Outro recurso importante do microblog é o hastag, muito utilizado pelos jovens. Refere-se a palavras-chave precedidas do símbolo # que, quando usadas, criam agrupamentos de Tweets que a contém. No ano de 2015, duas das hastags mais utilizadas no Brasil foram #ArianaGrande e #JeSuisParis.



Atualmente, o Twitter tem se revelado como um dos principais distribuidores de notícias em tempo real no mundo. Basta começar a seguir revistas e jornais de sua preferência e as mensagens chegam até você em seu celular ou tablet. Geralmente a página de internet de meios de comunicação informam o nome de sua conta no Twitter. O perfil da Rádio Planalto, por exemplo, é @rdplanalto!

Não existe espaço, ne desculpas, para desinformação no mundo de hoje! Se uma das características do mundo digital é a abundância de informações, o Twitter é um dos seus motores de organização! E aí? já Tweetou hoje?

Mais informações sobre o Twitter em https://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter 

Comentários