Pular para o conteúdo principal

E aí? já Tweetou hoje?

Coluna de Janeiro de 2016
Revista Somando


Ano novo! Vida nova! Mas, contrariamente ao que fiz em janeiro de 2015, não vou falar sobre propósitos ou planejamento de férias. Muito provavelmente você já tem sua própria lista de propósitos - que sinceramente espero que neste ano seja cumprida ;-), bem como as definições de seu merecido descanso. 

Pois bem, meu desejo em 2016, até que algo mais importante se imponha à minha programação de colunas, é ajudar cada leitor e leitora a conhecer o poder das ferramentas e aplicativos que o mundo digital coloca na ponta de nossos dedos e que, sem dúvida, são elementos determinantes para nossa efetiva participação na sociedade contemporânea.

Este mês é a vez do Twitter, conheces? Trata-se de uma rede social que pode funcionar como um microblog. Ou seja, pode servir para que você escreva pequenos textos de até 140 caracteres e, todos aqueles que estiverem conectados a você terão acesso em tempo real ao que você escreveu. Também serve para que você receba mensagens de pessoas, instituições, revistas, ou qualquer um que queira seguir.

Você pode usar o Twitter no navegador de seu computador - basta digitar na barra de endereços "twitter.com" - ou baixar o aplicativo no seu celular. Contrariamente às mídias de comunicação de massa, no Twitter você escolhe que informações deseja receber e isto é fantástico! Pela primeira vez podemos escolher de fato aquilo que nos interessa!

Para procurar o perfil de alguém basta digital @+nome_da_pessoa. Por exemplo, uma vez no microblog, se você digitar @ateixeirars, terá acesso à minha linha do tempo e meus tweets, como chamamos cada atualização feita! O perfil de Twitter mais popular no Brasil em 2015 foi o do jogador brasileiro @kaka. 

Outro recurso importante do microblog é o hastag, muito utilizado pelos jovens. Refere-se a palavras-chave precedidas do símbolo # que, quando usadas, criam agrupamentos de Tweets que a contém. No ano de 2015, duas das hastags mais utilizadas no Brasil foram #ArianaGrande e #JeSuisParis.



Atualmente, o Twitter tem se revelado como um dos principais distribuidores de notícias em tempo real no mundo. Basta começar a seguir revistas e jornais de sua preferência e as mensagens chegam até você em seu celular ou tablet. Geralmente a página de internet de meios de comunicação informam o nome de sua conta no Twitter. O perfil da Rádio Planalto, por exemplo, é @rdplanalto!

Não existe espaço, ne desculpas, para desinformação no mundo de hoje! Se uma das características do mundo digital é a abundância de informações, o Twitter é um dos seus motores de organização! E aí? já Tweetou hoje?

Mais informações sobre o Twitter em https://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc