Pular para o conteúdo principal

Postagens

Sobre a virtualização da aprendizagem

Este post foi gerado a partir de um e-mail que respondi para minha colega na UPF, Nathalia, sobre a relação entre o PEAD ( clique aqui para ter acesso ao texto ) e o Mutirão pela Inclusão Digital. Posteriormente amplio, ou não rsrsrs ----------------------------------- Oi Nathalia, aqui vão as respostas meio que como um brainstorm, não sistematizadas, mas que apontam minimamente para minhas concepções acerca de tuas questões. >>> Qual foi a principal constatação na comparação entre PEAD e Mutirão? Quando realizamos esta aproximação entre a experiência do PEAD e o direcionamento formativo do Mutirão pudemos identificar que os dois priorizam o protagonismo e a autoria, fazendo da tecnologia um meio para a construção colaborativa do conhecimento, não necessariamente conhecimento teórico, mas todo e qualquer conhecimento necessário à consolidação do ser humano como ser social e como cidadão de uma sociedade conectada. >>> O que muda para o aluno e para o professor no ...

E quando Hollywood se antecipa? 4.0

Neste semestre o filme " Controle Absoluto " (Título original Eagle Eye) foi motivação/complemento para/das discussões que fizemos na disciplina de "Tecnologais Contemporâneas e Sociedade", atividade que se repete como uma das estratégias didáticas de fomento à discussão.  O filme, lançado em 2008, é um thriller de ação estrelado por Jerry Shaw (Shia LaBeouf) e Rachel Holloman (Michelle Monaghan) e produzido por Steave Spielberg. Nele a tecnologia assume contornos de inteligência e parece ter lampejos de moralidade a medida em quedefine o que é certo ou errado e, a partir disto toma decisões que entende corretas. O argumento não é novo na ficção, entretanto, o desenvolvimento tecnológico da sociedade dá claros indícios de que estamos caminhando para um contexto onde isto tudo pode ser possível. Qual a sua opnião sobre isto?

A cibercultura e a formação do profissional do século XXI

Ontem conversei com os colegas do Instituto Federal Farroupilha campus Panambi sobre as novas demandas de formação do profissional em um contexto de cibercultura. Foram ótimos momentos de reflexão, de descontração e, sobretudo, de estabelecimento de laços entre nossas instituições. Deste vez, em vez de escrever, vou disponibilizar alguns dos materiais que utilizei para que a reflexão fique por conta de cada um e de todos nós... ;-) Antes, uma foto do pessoal! Grande abraço e até breve!

É preciso hackear a Educação

É preciso hackear a educação! on Prezi

Educação e desafios da conteporaneidade

Hoje estou participando do 2º Congresso Sergipano de Ciências. A promoção desta segunda edição do Congresso Sergipano de Ciência tem como motivação congregar pesquisadores sergipanos de diferentes áreas de conhecimento que desenvolvem pesquisas no campo das Ciências e Inovação Tecnológica, bem como estudantes de graduação e pós-graduação. Fui convidado para participar da mesa "Educação e desafios da Contemporaneidade", quando pude estabelecer diálogos com a Profa. Dra. Lucia Amante (Universidade Aberta/Portugal), com o Prof. Dr. Glaucio José Couri Machado (UFS) e com o Prof. Dr. Carlos Magno Gomes (UFS). O argumento desenvolvido ficou em torno do potencial educacional das tecnologias contemporâneas e gostaria de poder sistematiza-lo, em forma de post de blog é claro, aqui. O Conhecimento, enquanto fruto da inteligência, ou de processos inteligentes, se manifesta essencialmente na comunicação. Ainda, apontou que conhecimento, inteligência e comunicação são em diferentes n...

E quando hollywood se antecipa? 3.0

Neste caso específico, o título do post ficaria melhor com outra palavra que não "antecipa", mas tudo pela busca de encadeamento entre os diferentes nós da rede do blog. O filme que vimos hoje em Informática na Sociedade - umas das estratégias didáticas utilizadas para a síntese de conceitos tratados em sala - mais do que antecipar, chama atenção para questões complexas da sociedade e que ganham ainda maior destaque no mundo informatizado e conectado. Dentre elas, a inadequação da propriedade do conhecimento representada em softwares proprietários, em livros copyright, em patentes que são fruto do conhecimento da humanidade e, portanto, a ela pertencem. Ainda, embora seja de 2001, abre espaço para discussões que tem se amplificado em especial nos últimos 2 anos, referentes à privacidade e à pirataria [ Ver post relacionado ]. Retrata também que na área de TI, o conhecimento se sobrepõe à questões ligadas à formação acadêmica, idade e empresas a medida em que, segundo o vil...

As tecnologias no cotidiano escolar

Parece claro, que as tecnologias impõem muitas mudanças no cotidiano esolar. é preciso repensar nosso papel de professores, considerar as expectativas e características de nossos estudantes e o potencial das tecnologias para a criação de espaços criativos e inovadores de apresndizagem. Existem muitas tecnologias que nos autorizam a assumir o papel de autores, abandonando de forma significativa a passivildade de receptores de informações que temos (a séculos) assumido e aceitado. Mas me inquieta saber quais são as diferentes sensações  que nós professores vivenciamos quando somos desafiados à apropriação destes recursos em nossa profissão, ou na Escola no sentido mais amplo da palavra. Bem, acho que este pode ser um espaço legal de discussão. Ah, lembre-se de deixar aqui a sua opinião e o endereço do seu canal do youtube!