Pular para o conteúdo principal

A cibercultura e a formação do profissional do século XXI

Ontem conversei com os colegas do Instituto Federal Farroupilha campus Panambi sobre as novas demandas de formação do profissional em um contexto de cibercultura.

Foram ótimos momentos de reflexão, de descontração e, sobretudo, de estabelecimento de laços entre nossas instituições. Deste vez, em vez de escrever, vou disponibilizar alguns dos materiais que utilizei para que a reflexão fique por conta de cada um e de todos nós... ;-) Antes, uma foto do pessoal! Grande abraço e até breve!




Comentários

  1. Prezado professor Teixeira, a partir da visualização dos vídeos postados por você e por leituras realizadas por mim sobre ciberespaço e redes sociais, em obras como de Lévy em Cibercultura ou de Castells em A sociedade em rede, entendo que um indivíduo vive numa comunidade - rede social de interação - em virtude dos elementos que tem em comum com as outras pessoas, como por exemplo, indicadores sociodemográficos como idade, escolaridade, sexo e status social, ou elementos socioculturais como costume, interesse e moral, ou ainda valores como honestidade, bondade e virtude. Nesse contexto, acredito que o sujeito complementa-se em função da interação social de troca de ideias e experiências de mundo, julgamento que realiza baseado em crenças e na cultura em que está inserido, uma vez que essa interação é construída pela participação na rede social. Dessa forma, entendo que os espaços de comunicação - especialmente os ambientes virtuais de aprendizagem no ciberespaço - são mecanismos facilitadores e mediadores do processo de interação, oportunizando acesso às informações pedagogicamente organizadas. Em outras palavras, o ciberespaço é um lugar legítimo de socialização, pois as mediações sociais que ocorrem viabilizam a apreensão de ideias e conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, meu blog: pedadogamarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Professor Teixeira segue o endereço do blog criado na disciplina de metodologia do ensino superior:
    http://auditoria-pericia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Professor. Este é o endereço do meu blog: educacaosemlucro.blogspot.com.
    Jelson.

    ResponderExcluir
  5. Meu endereço: http://blogdasimonep.blogspot.com.br/
    Abraço, Simone.

    ResponderExcluir
  6. Aula de Metodologia do Ensino Superior - 29/09/2012

    Analucia Gaviraghi

    endereço do blog - analucia1990.blogspot.com
    nome: Prof.: Analucia

    ResponderExcluir
  7. Olá, Prof. Adriano! O endereço do meu blog é antoniobandera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Professor Adriano
    Segue meu endereço de Blogger: fernandabatistelaeducacao.blogspot.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá Prof. Adriano

    Enviei vários e-mails a você, mas todos voltaram a minha caixa de entrada. Tomara que possa visualizar meus recados a partir do blogger:
    1)O vídeo que comentei na aula de sexta referente ao livro e tecnologias, onde tudo que é novo nos assusta é Helpdesk (tem no Youtube).
    2)Referente ao Senid,você pediu para eu enviar um e-mail lembrando sobre minha participação. Então, ficou de me enviar os passos para eu ajudar na divulgação. Estarei aguardando retorno!
    3)Ainda, gostaria que me enviasse um atestado comprovando que estarei participando do grupo de estudos todas as quintas na UPF, para que liberem minha entrada no ônibus.
    Desde já agradeço
    Atenciosamente
    Fernanda Batistela
    Batistela.fernanda@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog é coisa do passado! Será?

Desde que me lembro de começar a estudar com mais afinco as questões do ciberespaço, que os blogs são figuras constantes... Muito antes de se falar em wikis (pedia ou liks), redes sociais (embora ele seja uma tb), ambientes virtuais de "aprendizagem", gerenciadores de conteúdo (ou ambientes visrtuais de aprendizagem srrsrs), etc, etc. Óbvio que em seus primórdios, que acho, datam dos anos 97 ou 98, não tínhamos as facilidades e os recursos de postar nossas percepções, irritações, gostos, reflexões, abobrinhas, abobronas, desilusões, esperanças, divagações (ah como é bom divagar), rompantes criativos, em diversas mídias.. a coisa era na base do bom e velho texto puro, com, no máximo variação entre 3 ou 4 tipos do fontes... Td bem que estamos em 2011 e o blogspot só me dá 7 opções rsrsrsr, mas ok, não é de formato que estamos falando, mas de conteúdo, de essência... De qualquer forma, o vovô das redes sociais nos dá a possibilidade de expressão em diversos formatos. Pq eu d...

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc...