Inovação e criatividade? Saia da sala de aula já!!!

Eu sei que parece estranho um professor universitário aconselhar a saída de sala de aula.... Mas veja q eu disse saia, e não abandone! ;-) Ademais, estou escrevendo em meu blog, um espaço livre das amarras dos papéis sociais, ou seja, aberto para minhas impressões... ;-)

Bueno, não posso, nem tenho condições, de argumentar acerca de uma possível dispensa do ambiente sala de aula, mas cá para nós, ele é, muitas vezes cansativo e te pouco espaço para a criatividade, e a culpa é nossa: professores e alunos.

O fato é que, a muito tempo não se produz conhecimento em sala de aula. O que exercitamos é nossa capacidade de sistematizar informações e os alunos de anotá-las para mais tarde tentar dar  sentido a cada uma delas e apreende-las até o momento em que não sirvam mais, leia-se depois da prova... ;-)

Pois bem, eu acredito na escola e na Universidade sim, mas não como espaço de transmissão do conhecimento, mas como mobilização de inteligências. Como aproximação física de cabeças (e dos cérebros dentro delas) de possibilidades infinitas de trocas de informações, ideias, competências, etc, etc. É claro que a internet tb faz isto, mas a proximidade física abre um sem número de possibilidades e mobilizações.

Não é por nada que o intervalo é o momento que acho mais significativo na vida acadêmica, pq estamos livres, descompromissados da rigidez acadêmica que nos impede de avançar e de sermos criativos. Logo depois, vem a vida dos grupos de pesquisa que nos retroalimentam de ideias, possibilidades, onde rimos (e às vezes choramos), mas que é o mais próximo que temos na Universidade (e vejam que escrevi Universidade com U maiúsculo para fazer referência à instituição universitária em geral) do que entendemos por casa.

Claro que falo do modelo de grupo que acredito. Onde as pessoas estudam, e comoe studam, mas riem, tomam seu chimarrão, contam da sua vida, estudam de novo, se divertem, produzem, rascunham, experimental, desafiam-se, APRENDEM! Mas tb é importante sair do grupo viu....

Quer saber, se vc puder estar longe, mas bem longe da sala de aula e do grupo, bom também... Calma, não estou incitando ninguém a "gazear" aula (até pq não precisa incentivo pra isto ;-) ), mas dizendo que é fundamental encontrar pessoas e instituições para sermos criativos.... Uma das opções são os congressos, e não fique trancado no evento todos os dias, vá conhecer lugares, pessoas. Bem, por enquanto tá bom... Compartilho com vcs algumas coisas q acho legal!






Comentários