Pular para o conteúdo principal

Inovação e criatividade? Saia da sala de aula já!!!

Eu sei que parece estranho um professor universitário aconselhar a saída de sala de aula.... Mas veja q eu disse saia, e não abandone! ;-) Ademais, estou escrevendo em meu blog, um espaço livre das amarras dos papéis sociais, ou seja, aberto para minhas impressões... ;-)

Bueno, não posso, nem tenho condições, de argumentar acerca de uma possível dispensa do ambiente sala de aula, mas cá para nós, ele é, muitas vezes cansativo e te pouco espaço para a criatividade, e a culpa é nossa: professores e alunos.

O fato é que, a muito tempo não se produz conhecimento em sala de aula. O que exercitamos é nossa capacidade de sistematizar informações e os alunos de anotá-las para mais tarde tentar dar  sentido a cada uma delas e apreende-las até o momento em que não sirvam mais, leia-se depois da prova... ;-)

Pois bem, eu acredito na escola e na Universidade sim, mas não como espaço de transmissão do conhecimento, mas como mobilização de inteligências. Como aproximação física de cabeças (e dos cérebros dentro delas) de possibilidades infinitas de trocas de informações, ideias, competências, etc, etc. É claro que a internet tb faz isto, mas a proximidade física abre um sem número de possibilidades e mobilizações.

Não é por nada que o intervalo é o momento que acho mais significativo na vida acadêmica, pq estamos livres, descompromissados da rigidez acadêmica que nos impede de avançar e de sermos criativos. Logo depois, vem a vida dos grupos de pesquisa que nos retroalimentam de ideias, possibilidades, onde rimos (e às vezes choramos), mas que é o mais próximo que temos na Universidade (e vejam que escrevi Universidade com U maiúsculo para fazer referência à instituição universitária em geral) do que entendemos por casa.

Claro que falo do modelo de grupo que acredito. Onde as pessoas estudam, e comoe studam, mas riem, tomam seu chimarrão, contam da sua vida, estudam de novo, se divertem, produzem, rascunham, experimental, desafiam-se, APRENDEM! Mas tb é importante sair do grupo viu....

Quer saber, se vc puder estar longe, mas bem longe da sala de aula e do grupo, bom também... Calma, não estou incitando ninguém a "gazear" aula (até pq não precisa incentivo pra isto ;-) ), mas dizendo que é fundamental encontrar pessoas e instituições para sermos criativos.... Uma das opções são os congressos, e não fique trancado no evento todos os dias, vá conhecer lugares, pessoas. Bem, por enquanto tá bom... Compartilho com vcs algumas coisas q acho legal!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc