Pular para o conteúdo principal

Sendo professor na era da colaboração e da convergência

UPFTV Reportagem - Crônica DIA DO PROFESSOR []




Este post foi criado para registrar alguns reflexões a serem desenvolvidas (ou não) acerca das "consequências" da opção pelo digital... ;-)
Importante, o post não é só meu.... Mas da turma de MES 2011-2, abaixo os nomes:

  • É importante considerar o quanto o conteúdo dá vazão à utilização da tecnologia. 
  • Importante considerar o conhecimento prévio do aluno 
  • A socialização traz responsabilidade
  • O professor precisa ser profundo conhecedor? Ou um desafiador? 
  • Usar tecnologia de forma democratizante
  • Criar um movimento de corresponsabilização pelo aprendizado
  • Deve estar pronto para as consequencias da horizontalização do processo de aprendizagem
  • Considere imprevistos
  • Seja criativo... O que usar? pq Usar? Como usar?
  • Nem todos são Homo Zappiens
  • É indiscutível o potencial ilustrativo das tecnologias...
  • Quanto maior o conhecimento e a motivação do professor, maiores as possibilidades...
  • Alternativa viável e disponível de registro de dados coletados.
  • Minização da distância.
  • Criação de alternativas de motivação
  • Os espaços escolhidos são pontos de partida e não e chegada
  • É possível integrar tecnologias (Blog + Formulário)
  • Rompimento com o espaço e o tempo - tem implicações para o professor
  • O que está disponível não é pra todo mundo ler... ;-)

jovemnerd.ig.com.br
matandorobosgigantes.
Alice, Claudinei, Francieli, Fabiane, Carmem, Roberto, Tiago, Caciano:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete