Pular para o conteúdo principal

O futuro das profissões - Sílvio Meira

Comentários

  1. Vivemos em um mundo onde estamos conectados praticamente 24 horas por dia, mas lembre-se: a tecnologia deve ser utilizada com cautela, pois quem não usa adequadamente, acaba se prejudicando e desperdiçando o tempo que é valioso.
    Podemos dizer que a tecnologia auxilia nas inovações e tem velozes mudanças. As possibilidades de crescimento estão visíveis e próximas de todos, basta ir atrás e estar em constante aprendizado. E diga-se de passagem, é crescente o uso e as melhorias relacionadas a tecnologia. Esse meio é um agente facilitador para todas as profissões, pois trazem informações com rapidez e faz com que a gente consiga desenvolver as tarefas propostas.
    As pessoas tem propósitos ao escolherem suas profissões, e para as Secretárias Executivas não é diferente, pois acreditam no que querem e criam expectativas para o futuro. Na grande maioria das vezes, sabem o que querem e gostam do que fazem, e essa é a peça fundamental, pois tendo conhecimento e competência, tudo o que se espera, se torna real. Além do conhecimento teórico, existe outro fator que se faz necessário: o autoconhecimento, que é saber se questionar e responder, julgar e decidir e por último, mas não menos importante, saber ouvir.
    Independente da profissão escolhida, para alcançar os objetivos, o profissional deve colocar o trabalho como uma prioridade e fazer as atividades com dedicação.
    Por fim, é preciso estar atenta e ter uma visão geral do mundo. E claro, saber identificar as oportunidades que estão à nossa volta e colocá-las em prática com todo o conhecimento teórico e prático, pois essa é a chave mestra para o sucesso.

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia está em constante evolução diariamente. Devido ao avanço tecnológico dos meios de comunicação de última geração, assistimos a transformações na forma de agir e pensar, no estilo de vida, nos desejos, na conduta e nas atitudes sociais, políticas e econômicas. Muitos aspectos da vida social, profissional e pessoal foram afetados pelas novas tecnologias. Desta forma, não há como pensar as relações entre as pessoas nas empresas ou em seu dia a dia, sem a mediação dos meios rápidos de informações. Em um mundo onde tudo se encontra em rede em ambientes virtuais, acaba afastando mais as pessoas do convívio social fisicamente. Assim como a tecnologia é algo indispensável em nosso meio, o ambiente físico também é de extrema importância para nosso desenvolvimento social e emocional, para que possamos retirar informações da rede e discutir entre nós, para que possamos aprender com aquela informação, ou se necessário reaprender com aquela ideia.
    (34:55) Mas para isso precisamos interagir precisamos de alguém que nos ajude que nos ensine que exponha suas ideias para que assim, possamos engrandecer mais o nosso conhecimento, ouvindo e debatendo a respeito, e assim então possamos desenvolver a nossa inteligência social e nossa inteligência emocional.

    ResponderExcluir
  3. A "Transformação do mundo em rede",(6:16),
    identifica e reflete a nossa atual dependência de
    proximidades, física ou virtual, com pessoas
    ou instituições, para que possamos realizar alguma
    coisa, que no passado fazíamos sozinhos.
    A tecnologia nos dá a incrível oportunidade de
    propagar nossas performances e de nos comunicarmos
    com agentes de diversos lugares do mundo,
    possibilitando a aquisição de conhecimentos específicos
    que poderão influenciar em nosso trabalho, estudo,
    vida amorosa, lazer e entre outros.
    Como citado no vídeo, em relação ao uso do smartphone,
    muitas pessoas deixam-o no silencioso, porém,
    não desligados, o que identifica a dependência
    de permanecermos dispostos a popular ou ser conectado
    pela rede a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  4. 6:50 performances interligadas, não acontecem simplesmente por estarem online, precisamos articula-las, um proposito comum a um grupo de pessoas façam essas performances acontecem, performance é resolver problemas, chegar a resultados com construção, um exemplo claro disso é a internet, ninguém mais fica sem estar conectado na internet hoje em dia, como o próprio palestrante falou, os smartphones podem até estar no silencioso, mas não desligados ou desconectados.

    ResponderExcluir
  5. Interessantíssima palestra.
    Assisti mais duas vezes pois a primeira vez não dei muita bola pro conteúdo, mas na segunda vez, mais concentrado tirei o chapéu para alguns pontos mensionados pelo professor.
    Dentre elas para ser um bom líder é preciso saber ouvir, persuadir, mas mais que isso é o conhecimento de si próprio, saber julgar e decidir coisas em um aspecto moral, ético e filosófico decidindo assim o certo do errado e nunca desistindo das suas ideias.
    Aprendizagem é a chave, aprender algo mas aprender bem, ser o melhor possível naquela função/profissão, todos os dias ser melhor do que foi ontem.
    Que o mundo é sociável desde que nos conhecemos por gente e parabenizar quem conseguiu elevar a "rede social" a um nível abstrato como temos hoje.
    Aprender coisas velhas com novos fins, esquecer coisas novas sem utilidade.

    ResponderExcluir
  6. 40:47 - Na época em que vivemos atualmente, onde a internet está presente na maior parte da vida de muitas pessoas, permitindo a troca de ideias e informações de diversos assuntos, facilitando a pesquisa e o intendimento de várias matérias que não estão presentes em sala de aula, onde a informação estará guardada em nossos cérebros ao invés de ser uma memória passageira, que guardamos temporariamente.

    ResponderExcluir
  7. O cientista Silvio Meira fala no minuto 23:30 do vídeo, que nos estados Unidos,
    a profissão com maior nicho de mercado no futuro, vem a ser a de matemático, e entre o
    sexto e sétimo lugar a de engenheiro de software.
    Ele comenta que o faz-se necessário mais matemática para modelar cada vez com maior
    precisão o mundo. De engenheiros de software para escrever e melhor programar o ambiente
    em que se encontramos, pois é claramente visível a revolução de inovações que vivemos
    desde a década de 50.
    Ai entra o papel da tecnologia no mundo contemporâneo, pois, cada vez mais temos
    presenca da tecnologia em nosso cotidiano, cada vez mais beneficiando-nos das inovações
    trazidas por pesquisadores da área tecnológica.
    Pelo fato dessa área tecnológica e matemática trazer as maiores inovações em um
    amplo conjunto de espaços,ela tem grande potencial futuro, como Meira comentou. E no meu
    ponto de vista, com as tecnologias vestíveis chegando com grande aprovação no mercado, a
    tendência é cada vez mais ficarmos dependentes da tecnologia.

    Eduardo Jacob Teichmann

    ResponderExcluir
  8. 27 minutos:
    É de extrema importância que aprendamos, não superficialmente, mas profundamente o que estamos estudando. O saber superficial sobre uma etapa do processo nos limita e nos deixa ignorantes e não nos permite articular nossas capacidades para alcançar objetivos de nosso desejo. Este aprender, mas aprender bem, nos possibilita novos rumos e novos destinos, nos abre portas para evoluir juntamente com a sociedade. A tecnologia, no âmbito do conhecimento, possibilita informação suficiente para que busquemos estudar e nos especializar em algo, a internet nos permite ser autodidatas num nível muito superior ao que gerações passadas tinham.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando o Ensino Superior

Questões para discussão: Em que medida estas percepções acerca da dinâmica das tecnologias faz parte dos processo educativos no ensino superior? De que forma, não sendo nativos digitais, podemos apropriar estas possibilidades aos processos educativos formais? Quais os desdobramentos destas questões sobre a instituição Universidade?  Questões gerais sobre nosso encontro de 14/1/2015  Tipo "piada interna" para o grupo de Metodologia do Ensino Superior 2015/1 ;-) ) Questão básica de discussão Não se trata de substituição dos que já fazemos, mas de inserir novas práticas e experimentar novos métodos gradativamente; Precauções técnicas - Antes do encontro é fundamental instalar, configurar e testar projetor, cabos, conexão (garantir a conexão cabeada), som, etc. No Prezi, é fundamental criar a trilha detalhada dos elementos que quero destacar na apresentação. Sempre que realizamos um hangout, devemos grava-lo a fim de não perder a oportunidade de ete

Sendo professor na era da colaboração e da convergência II

Este texto teve sua origem em um post de 23 de setembro de 2011 , a partir de reflexões conjuntas que realizamos na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Mestrado em Educação. Naquela oportunidade foram registros isolados de percepções acerca do que muda (ou do que não muda) na escola da sociedade em rede, das novas (e talvez não tão novas) demandas da prática docente, das competências e habilidades dos alunos e da sempre fundamental necessidade de construir espaços de aprendizagem que, definitivamente, não dependem de tecnologias, mas por elas pode ser complexificado, no sentido de enriquecido, potencializado, virtualizado. A requisição dos colegas do NTE-Ijuí, de que fizesse um texto ilustrando minha fala do dia 18 de agosto de 2011, gotejando elementos a serem destacados em 10 de novembro de 2011, me impele a construir um texto definitivamente não-acadêmico, mas construído a partir de convicções nascidas da interação com outros professores, do convívio com alunos adolesc